Giro: Olav Kooij vence pela primeira vez numa Grande Volta com sprint em Nápoles

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Giro: Olav Kooij vence pela primeira vez numa Grande Volta com sprint em Nápoles

Olav Kooij mais rápido em Nápoles
Olav Kooij mais rápido em NápolesAFP
No final de uma reta frenética, que viu o próprio Tadej Pogacar atuar como lançador, foi Olav Kooij que venceu o sprint em Nápoles, à frente de Jonathan Milan. Foi a primeira vez que o neerlandês venceu numa grande volta.

No Giro, nada está garantido e Geraint Thomas provou-o mais uma vez, com a sua quota-parte de infortúnios nas estradas italianas. A 63 quilómetros da meta, em Nápoles, foi apanhado numa queda, que aparentemente não foi grave para o "G".

Esta 9.ª etapa foi animada por Mirco Maestri e Andrea Pietrobon, companheiros de equipa da Polti-Kometa, que partiram num Baracchi improvisado que durou 185 quilómetros. Enquanto os dois fugitivos estavam ao alcance do pelotão, Julian Alaphilippe aproveitou o facto de o seu líder Tim Merlier ter sido desengatado para jogar a sua carta pessoal.

O antigo bi-campeão do mundo esteve em destaque desde o início e parece estar a divertir-se em Bel Paese. Com seis ciclistas na sua roda, ele sobe e encontra-se com Ewen Costiou. O piloto do Arkéa saltou por sua vez no início da subida de três quilómetros reservada ao puncheur. Mas Loulou não se deixa abater quando Jhonathan Narváez faz um ataque certeiro.

Vencedor da primeira etapa, o equatoriano viu a sua vantagem desaparecer enquanto a Jayco trabalhava para Caleb Ewan e a Lidl-Trek para Jonathan Milan. Mas Narváez ganhou tempo no final sinuoso.

Ainda faltavam alguns quilómetros para o final quando... Tadej Pogacar coloca-se à frente do pelotão para servir de lançador a Juan Sebastían Molano. O esforço foi em vão, mas custou a vitória a Narváez. Milan lançou o seu sprint para ultrapassar o ciclista da INEOS a menos de 50 metros do fim, mas foi Olav Kooij (Visma-Lease a bike) que saltou a camisola de ciclista na linha de meta para conquistar a sua primeira vitória de sempre numa Grande Volta.