Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

22.º título mundial para Simone Biles em Antuérpia, ouro na trave

Simone Biles no pódio.
Simone Biles no pódio.AFP
A americana Simone Biles, de regresso às competições depois de uma paragem de dois anos, conquistou o seu 22.º título mundial ao vencer a trave, neste domingo, no Campeonato do Mundo de Ginástica, em Antuérpia, a menos de dez meses dos Jogos Olímpicos de Paris.

Biles, que já tinha conquistado os títulos por equipas e geral durante a semana, obteve uma nota excecional de 14,800, seguida da ginasta chinesa Zhou Yaqin, de 17 anos (14,700). A brasileira Rebeca Andrade, que havia vencido Biles no dia anterior na final do salto, completou o pódio (14,300).

Numa final de alto nível, a americana fez uma série de acrobacias sem se mexer um milímetro no aparelho. Mas o título foi por muito pouco, já que a chinesa Zhou foi impressionantemente leve. O ouro só lhe escapou devido a um passo para trás na saída da trave, penalizado com um décimo de ponto.

Biles tem agora 22 títulos mundiais e 29 medalhas em seu nome. Foi um regresso de cortar a respiração ao nível internacional, dois anos após os extenuantes Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados pelo episódio dos "twisties", a perda súbita e imprevisível de todos os pontos de referência no espaço. Depois disso, interrompeu completamente a ginástica e só voltou a competir em agosto passado, nos Estados Unidos.