Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A 10ª edição da popular Vendée Globe começa com 40 veleiros

AFP
A Vendée Globe está a começar.
A Vendée Globe está a começar.SEBASTIEN SALOM-GOMIS/AFP
A regata à volta do mundo a solo, sem assistência e sem paragens começou no domingo em Les Sables-d'Olonne (oeste de França) com a participação de 40 skippers, anunciaram os organizadores.

Depois de se despedirem das suas famílias e acompanhados por milhares de espectadores no início da regata no canal de Les Sables-d'Olonne, os velejadores iniciaram a prova às 13:02 CET com vento fraco (quatro a sete nós em média) que os levará à volta do mundo numa aventura que deverá durar cerca de dois meses e meio.

Os velejadores percorrerão teoricamente 24.300 milhas náuticas à volta do globo, cerca de 45.000 km, e passarão por três pontos de referência: o Cabo da Boa Esperança (África do Sul), Leewin (Austrália) e Hornos (Chile).

Os primeiros classificados não deverão chegar antes de 20 de janeiro. Na edição anterior (2020/21), marcada pela pandemia de COVID-19, o francês Yannick Bestaven venceu a prova em 80 dias, três horas e 44 minutos.

O recorde da corrida pertence a Armel Le Cléac'h desde há oito anos, que completou a volta ao mundo em 74 dias, três horas e 35 minutos.

Seis mulheres participam na regata, incluindo Violette Dorange, que, com 23 anos, é a mais jovem de todas.

Menções