Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A "besta blanca" de grande parte da Europa: O Liverpool - Real Madrid em números

Vinícius celebra em Anfield
Vinícius celebra em AnfieldAFP
A vitória do Real Madrid em anfield, frente ao Liverpool evidenciou, mais uma vez, que a Liga dos Campeões é o habitat natural dos merengues, uma das equipas mais tituladas do futebol europeu.

O Real Madrid continua a escrever páginas na relação particular que tem com a Liga dos Campeões. O mais recente capítulo aconteceu num dos templos do futebol europeu e universal, Anfield, onde os merengues estiveram a perder por 0-2, no primeiro quarto de hora, e acabaram a vencer 5-2, colocando já um pé nos quartos de final da Champions.

É mais uma exibição assertiva numa competição dominada pelo Real Madrid que conquistou cinco das últimas nove edições do melhor torneio de clubes do mundo. E uma competição onde os blancos são a besta negra, ou melhor, blanca, de algumas das melhores equipas, como o Bayern (perdeu eliminatórias consecutivas em 2014, 2017 e 2018), a Juventus (derrotada na final de 2017 e quartos de final de 2017/18) e do próprio vizinho, Atlético Madrid (finais de 2014 e 2016 e eliminatórias em 2015 e 2017).

Ma se há equipa que parece tremer cada vez que o sorteio dita um encontro com o Real Madrid é o Liverpool. Mais ninguém perdeu tantas vezes contra os merengues na Liga dos Campeões - com a derrota desta terça-feira, são agora seis desaires em 10 confrontos. E na lista de desilusões dos reds estão as finais de 2018 (1-3 em Kiev), a do ano passado (0-1 em Paris).

O triunfo também fica marcado por um dado impressionante. Nenhum equipa tinha conseguido marcar mais de três golos em Anfield, num jogo das competições europeias. E é mesmo preciso recuar até ao século passado para encontrar a última vez que o Liverpool sofreu cinco golos num só encontro - em 1966 diante do Ajax de Johan Cruyff (1-5).

Vinícius como Cruyff

E precisamente nessa eliminatória de 1966, Johan Cruyff bateu o recorde, quando bisou em Anfield aos 19 anos e 233 dias. Algo que Vinícius Júnior também consegui na terça-feira, mas com 22 anos e 224 dias, ficando no segundo lugar dos mais jovens a bisar na casa do Liverpool em provas continentais, só atrás da lenda neerlandesa.

O Liverpool é, de resto, uma das presas favoritas do internacional brasileiro. Marcou cinco tentos em quatro encontros com os reds, o que fariam dele o jogador com mais golos marcados à equipa de Klopp em provas europeias, não fosse Benzema também ter facturado e elevado a contagem para seis (quatro deles em Anfield, um recorde). 

A realizar mais uma grande temporada, Vinícius Júnior também ficou perto de outro recorde histórico. Ao marcar pelo terceiro jogo consecutivo na Liga dos Campeões, tornou-se no segundo mais jovem a fazê-lo com a camisola do Real Madrid, só superado por Raúl González, em dezembro de 1999.