Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

À boleia de Otávio: FC Porto vence Gil Vicente (2-0) e está na final four da Taça da Liga

À boleia de Otávio: FC Porto vence Gil Vicente (2-0) e está na final four da Taça da Liga
À boleia de Otávio: FC Porto vence Gil Vicente (2-0) e está na final four da Taça da LigaLUSA
O FC Porto venceu esta quarta-feira o Gil Vicente por 2-0, nos quartos de final da Taça da Liga, com destaque para Otávio que regressou ao onze e contribuiu com duas assistências para os golos de Galeno, aos três minutos, e de Taremi, aos 68. Na final four da competição, os dragões encontram o Académico de Viseu.

Nas equipas iniciais, destaque para o regresso à titularidade dos mundialistas Taremi e Otávio, que renderam Danny Loader e Pepê, em relação à goleada por 4-0 diante do Vizela.

Escolhas inicias dos treinadores
Escolhas inicias dos treinadoresFlashscore

Já Daniel Sousa - que fez parte da equipa técnica do FC Porto na era André Villas Boas - entrou à procura do quarto jogo consecutivo sem perder desde que chegou ao comando dos barcelenses, viu-se privado dos lesionados Pedro Tiba, Pedro Fernandes e Murilo, além de Carraça - que não pôde jogar por estar emprestado pelos dragões. , 

Danilo Veiga, Tomás Araújo, Aburjania e Boselli foram as apostas, em comparação com a vitória no terreno do Portimonense (3-0).

Como é apanágio na equipa de Sérgio Conceição, os azuis e brancos entraram de forma arrebatadora, tendo inaugurado o marcador logo aos três minutos: efeito imediato da entrada de Otávio no onze, na cobrança rápida de uma falta a meio-campo, lançando Galeno nas costas da defesa e o extremo apareceu sozinho na grande área para finalizar com um remate forte. 

O golo foi inicialmente anulado por fora de jogo, mas com recurso ao videoárbitro foram 79 os centímetros que colocaram o avançado em jogo, numa paragem que durou cinco minutos. Logo a seguir, João Mário fugiu pela direita, mas o cruzamento em zona promissora foi agarrado por Kritciuk. 

Os gilistas tiveram o mérito de estabilizar o encontro e começaram à procura de brechas na defensiva portista, com Boselli, Aburjania e Kanya Fujimoto em destaque. Aos 17 minutos, Boselli tirou um cruzamento rasteiro para o desvio de Kanya, mas Cláudio Ramos estava bem colocado e mostrou segurança ao agarrar o esférico.

Os dragões ficaram perto de aumentar a vantagem, num mau alívio da defesa barcelense que foi parar aos pés de Otávio e o remate muito colocado do internacional português recebeu uma resposta à altura do guardião russo. 

Reveja as incidências do encontro

Mas o Gil Vicente continuava a crescer, primeiro Cláudio Ramos evitou males maiores com uma saída aos pés de Fran Navarro e, depois, o avançado colocou a bola no fundo das redes, mas estava em posição de fora de jogo. Até ao intervalo, destaque para um livre de Aburjania, à entrada da área, que passou junto ao poste, e depois foi Boselli que fintou dois jogadores na linha de fundo e rematou para uma grande defesa do guarda-redes portista.

Recomeço turbulento

No regresso dos balneários, Sérgio Conceição lançou Evanilson para o lugar de Toni Martínez, mas o avançado brasileiro aguentou cerca de cinco minutos em campo, acabando por sair lesionado. Na última ação em campo, lançou Galeno na cara de Kritciuk que rematou forte para uma excelente intervenção.

Para o seu lugar entrou Pepê, que no primeiro lance em campo chocou com Adrián Marín, ficando a sangrar do nariz e em dificuldades. De volta ao relvado, o brasileiro recebeu um passe de Taremi e picou perante Kritciuk, mas o guardião evitou o golo e com uma palmada afastou o perigo. 

A primeira parte tinha terminado com cinco cartões amarelos e o recomeço contou com a mesma agressividade, tanto que Danilo Veiga derrubou Galeno e viu o segundo cartão amarelo. Na cobrança do livre, Wendell cruzou para a pequena área, onde Fábio Cardoso apareceu bem, mas atirou por cima.

No entanto, não foi preciso esperar muito para os dragões arrumarem com o encontro. Jogada rendilhada pelo lado esquerdo, Grujic, em posição irregular, deixou o esférico rolar para Otávio dentro de área que o transportou até à linha de fundo e depois fez um passe atrasado para o remate certeiro de Taremi. Foi o 15.º golo do iraniano nesta temporada ao serviço do FC Porto.

O Gil Vicente ficou perto de responder, Navarro fugiu à defesa e tentou fugir a Cláudio Ramos, mas o guardião dificultou-lhe ao máximo a tarefa e o lance foi resolvido pela defesa portista.

Falta de eficácia travou goleada

Na resposta, Uribe surgiu em boa posição e atirou ao lado do poste, pouco depois, Galeno fintou o mesmo defesa por duas vezes, fez um passe atrasado para a pequena área, Taremi abriu as pernas e o colombiano atirou para o golo, mas Vítor Carvalho evitou-o em cima da linha. 

Até ao apito final, os anfitriões somaram várias oportunidades para dilatar a vantagem e presentear os adeptos antes do Natal, duas delas pelo jovem Gonçalo Borges - que entrou para o lugar de Pepê -, que na primeira desperdiçou um belo passe de Taremi e, depois, matou no peito e atirou para nova defesa de Kritciuk.

Homem do jogo Flashscore: Otávio (FC Porto).