Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A caminho do Catar: Os jogadores com mais minutos esta época

Bruno Henriques
Van Dijk é o jogador com mais minutos no Mundial-2022
Van Dijk é o jogador com mais minutos no Mundial-2022AFP
O Mundial-2022 traz uma novidade, sendo o primeiro a ser disputado durante o inverno europeu. A realização da competição a meio da temporada obrigou os principais campeonatos na Europa a condensar os calendários e acumular partidas, com vários jogadores a chegarem ao Catar com mais de sete mil minutos nas pernas.

Um grande torneio de seleções implica sempre uma gestão hábil por parte dos selecionadores para conservarem os melhores aptos para uma competição que se estende por um mês e em que todas as equipas almejam fazer pelo menos sete jogos (o que significaria disputar a final). Este ano a prova realiza-se pela primeira vez no Inverno europeu, o que não quer dizer que a sobrecarga de jogos seja menor, sobretudo se tivermos em conta o curto período de férias entre temporadas.

A três dias do pontapé de saída (Catar e Equador arrancam a prova às 16 horas de domingo, 20 de novembro), a FIFPro, sindicato mundial dos jogadores profissionais, divulgou uma lista com os 10 atletas que chegam ao Mundial-2022 com mais minutos nas pernas desde o início da temporada passada (2021/22).

Cinco deles ultrapassaram a barreira dos 7200 minutos, o que significa que fizeram pelo menos 80 minutos de todas as partidas em que participaram. Sendo que dos 10 aqui presentes, apenas o brasileiro Éverton Ribeiro já deu por concluída a temporada.

Confira a lista:

Virgil van Dijk (Liverpool/Países Baixos) – 84 jogos, 7597 minutos

Um dos baluartes defensivos do Liverpool, o central de 31 anos participou em 72 dos 85 jogos realizados pelos reds durante este período de tempo. A isto soma ainda mais12 partidas pelos Países Baixos

João Cancelo (Manchester City/Portugal) – 83 jogos, 7347 minutos

Um dos homens da confiança de Pep Guardiola, o lateral português participou em 73 dos 80 jogos disputados pelo Manchester City desde o início da época passada. A isto soma mais 10 partidas ao serviço da Seleção Nacional.

Sadio Mané (Bayern Munique/Senegal) – 92 jogos, 7266 minutos

O extremo senegalês mudou de equipa durante este período. Começou por disputar 51 dos 63 jogos que o Liverpool fez em 2021/22 e esta época só falhou um dos 24 jogos disputados pelo Bayern Munique. A tudo isto juntam-se 18 partidas ao serviço do Senegal.

Antonio Rudiger (Real Madrid/Alemanha) – 78 jogos, 7211 minutos

Mais um caso de um jogador que mudou de equipa. O central cumpriu 52 dos 61 desafios que o Chelsea disputou na época passada, e este ano leva já 17 partidas em 21 possíveis pelo Real Madrid. Somou, também, mais nove internacionalizações pela Alemanha.

Harry Kane (Tottenham/Inglaterra) – 86 jogos, 7201 minutos

Capitão do Tottenham, o avançado britânico só falhou quatro jogos dos 76 que os londrinos fizeram durante este período de tempo. A isto juntou ainda mais 14 partidas por Inglaterra.

Harry Kane é um dos homens da confiança de Conte
Harry Kane é um dos homens da confiança de ConteAFP

Hans Vanaken (Club Brugge/Bélgica) – 85 jogos, 7141 minutos

Também capitão, este médio de 30 anos assumiu-se como indispensável no Club Brugge e na última época e meia só falhou três 77 jogos que o bicampeão belga disputou. Jogou ainda em mais 11 ocasiões pela Bélgica.

Pau Torres (Villarreal/Espanha) – 77 jogos, 7093 minutos

A preparar-se para o primeiro Mundial da carreira, este central de 25 anos só falhou sete das 77 partidas disputadas pelo Villarreal neste período de tempo. Homem da confiança de Luis Enrique, fez ainda mais sete jogos por Espanha.

Declan Rice (West Ham/Inglaterra) – 84 jogos, 7056 minutos

Capitão do West Ham, o médio de 23 anos só falhou seis do 80 jogos que os londrinos fizeram na última época e meia. A isto juntou ainda mais 10 partids por Inglaterra.

Éverton Ribeiro (Flamengo/Brasil) – 87 jogos, 6994 minutos

O calendário do futebol brasileiro é brutal e os números de Éverton Ribeiro, o único jogador a atuar fora da Europa nesta lista, comprovam-no. Se nos reportarmos ao período que corresponde ao início da época 2021/22 no futebol europeu, o Flamengo fez um total de 129 jogos oficiais. Destes, Éverton só falhou 48, sendo que a isto soma ainda seis internacionalizações pelo Brasil.

Nicolás Otamendi (Benfica/Argentina) – 79 jogos, 6902 minutos

Durante este período de tempo, o Benfica contou com três treinadores - Jorge Jesus, Nélson Veríssimo e Roger Schmidt - e todos eles tiveram em comum a aposta em Nicolás Otamendi. Feitas as contas, o central falhou apenas 14 dos 80 jogos realizados pelas águias, sendo que somou ainda mais 13 internacionalizações pela Argentina.