A lei de Skipp (e de Kane): Tottenham vence dérbi de Londres e afunda o rival (2-0)
Recorde aqui as incidências do encontro
Tottenham e Chelsea defrontaram-se este domingo em mais um eletrizante dérbi de Londres. As duas equipas entraram para esta partida da 25.ª jornada separadas por 11 pontos, com os spurs a posicionarem-se em lugar de Liga dos Campeões e os blues a meio da tabela, depois de uma época que não tem corrido da melhor forma - entraram para esta partida com quatro jogos sem vencer.
No que toca às equipas iniciais, destaque para as titularidades de Enzo Fernández e João Félix, ex-jogadores do Benfica, com o ex-Sporting, Pedro Porro, a sentar-se no banco de suplentes da equipa de Antonio Conte, que continua a recuperar de um problema de saúde.
O conjunto de Graham Potter entrou melhor na partida e dominou o jogo nos primeiros minutos. Ainda assim, não criou grandes situações de perigo, destacando-se apenas o remate de João Félix para as mãos de Forster, aos 18 minutos. Antes disso, Thiago Silva lesionou-se e foi substituído ainda antes do minuto 20, dando lugar a Fofana.
O Chelsea continuou por cima, mas a oportunidade mais clamorosa do primeiro tempo acabou por pertencer ao Tottenham, com Hojbjerg a rematar ao poste, após uma bela jogada de equipa. A fechar o primeiro tempo, Sterling atirou para nova parada de Forster, até que o caldo entornou: Ziyech colocou a mão na face de Emerson Royal, e Stuart Attwell, que inicialmente nem ia admoestar o marroquino, acabou por expulsá-lo. No entanto, após consultar as imagens do lance, ficou-se pelo amarelo.
Os spurs entraram de rompante no segundo tempo e, após o primeiro aviso de Emerson aos 13 segundos, Skipp aproveitou a sequência do lance para recuperar a bola e desferir um pontapé fantástico para o fundo da baliza de Forster, estreando-se a marcar pela equipa principal.
Em vantagem no marcador, o Tottenham controlou o jogo a partir daí, perante um inofensivo Chelsea que pouco ou nada conseguiu fazer no ataque, mesmo com as entradas de Mount, Mudryk e Aubameyang. A tarefa dos blues ficou ainda mais complicada aos 82 minutos, altura em que o rival londrino chegou ao 2-0: canto de Son na direita, Dier desviou ao primeiro poste e Kane apareceu ao segundo poste a encostar para o golo.
Pedro Porro ainda entrou nos últimos minutos, mas o resultado não sofreu mais alterações e o Tottenham venceu com toda a justiça. Este triunfo permite aos spurs manterem o quarto lugar, com 45 pontos. Em sentido contrário, o Chelsea continua a viver uma fase conturbada, encontrando-se no 10.º lugar, com os mesmos 31 pontos do Aston Villa.