A primeira volta mais goleadora de sempre: eis os 10 avançados que mais se destacaram
A primeira volta da Liga Portugal chegou ao fim com o triunfo do Vitória SC sobre o Arouca (2-1), pelo que chega o momento de fazermos um balanço da época até ao momento. Uma vez que esta foi a primeira volta com mais golos da história da Liga Portugal, o Flashscore destaca 10 avançados que marcaram a primeira metade da temporada.
Viktor Gyökeres (Sporting)
O avançado sueco não é o melhor marcador da Liga Portugal, uma vez que tem menos três golos marcados do que Simon Banza, mas seria impossível começar esta lista por outro nome. Na época de estreia em Portugal, o sueco veio revolucionar por completo o futebol do Sporting e é o jogador da Liga Portugal com mais influência em golos. Além dos 11 que já marcou, assistiu oito vezes os companheiros de equipa, o que significa que tem influência em 47,5 por cento dos golos dos leões no campeonato.
Simon Banza (SC Braga)
O congolês está com a seleção na CAN, pelo que falhou os últimos jogos da Liga Portugal. O SC Braga, que perdeu com Benfica e FC Porto, sentiu a falta dos golos de Banza, que continua a liderar a lista de artilheiros, com 14 golos marcados. Para destacar ainda mais esta marca, basta lembrar que Banza não foi titular no início da época. Forte no jogo aéreo e eficaz na finalização, o congolês conta ainda com três assistências (43% de influência nos golos bracarenses).
Héctor Hernández (GD Chaves)
Se o principal parâmetro de avaliação for a influência de um avançado nos golos da equipa, Héctor Hernández merece ser escolhido como o mais determinante da primeira volta. O avançado espanhol é o artilheiro do Chaves, último classificado da Liga Portugal, e tem uma influência em golos superior a 56 por cento, fruto dos nove golos e da assistência que somou em 17 partidas. Um verdadeiro abono de família e uma transformação em relação à época passada (já leva mais dois golos marcados).
André Luís (Moreirense)
Ainda é cedo para perceber se André Luís vai ou não fazer muita falta em Moreira de Cónegos, mas a verdade é que o estatuto de revelação da Liga Portugal deve-se bastante ao avançado de 29 anos. Depois de apontar 17 golos na época passada, subiu com os cónegos e já leva seis no campeonato. Além dos golos, teve influência no estilo de jogo da equipa, com a forma como ganha duelos aéreos e consegue segurar a bola à espera dos companheiros. Segue para o futebol chinês depois de uma excelente primeira volta.
Róbert Bozeník (Boavista)
Se a equipa está bem, Bozeník também está bem. Será assim ou será ao contrário? É difícil dizer, mas a verdade é que o avançado só não marcou num dos jogos em que o Boavista venceu esta temporada. De resto, o eslovaco chegou a liderar a lista de melhores marcadores do campeonato, tendo em conta que bisou logo no primeiro jogo da época, frente ao Benfica. É verdade que, tal como a equipa, passou por uma longa seca, mas voltou aos golos em Vizela e lançou a segunda volta da melhor maneira.
Paulinho (Sporting)
É verdade que Paulinho não é, por norma, o avançado titular do Sporting. O internacional português perdeu esse espaço com a chegada de Gyökeres, mas tem sido tão ou mais importante do que em épocas anteriores. Com oito golos nos 16 jogos em que participou, ninguém decidiu tanto como ele: cinco dos oito golos que marcou foram decisivos para o triunfo da equipa de Rúben Amorim. Carlinhos, do Portimonense, com três golos decisivos, é quem mais se aproxima do esquerdino.
Rafa Mujica (Arouca)
O avançado espanhol já tinha deixado bons indicadores na época passada, mas tendo em conta a quebra do Arouca seria natural que os números caíssem ligeiramente, o que não aconteceu. Com oito golos marcados, Mujica já igualou o registo da época passada na Liga Portugal e tem feito uma excelente parceria com Cristo González no ataque arouquense.
Samuel Essende (Vizela)
Um total desconhecido dos portugueses, Samuel Essende chegou a Portugal com o mérito de ter passado pela formação do Paris SG e com 30 jogos pelo Caen, da segunda divisão francesa. O Vizela encontrou este franco-congolês (próximo Banza?), pediu-o emprestado ao Caen e recebeu um avançado potente, ainda com arestas por limar na finalização, mas já com registos muito interessantes na Liga Portugal. Oito golos marcados na época de estreia numa equipa que está a passar por algumas dificuldades não é um registo nada de deitar fora.
André Silva (Vitória SC)
André Silva é ainda um avançado algo irregular, mas tem vindo a aproveitar a aposta de Álvaro Pacheco para atingir um nível mais próximo daquele que pode atingir. Com seis golos na Liga Portugal, o esquerdino tem feito uma parceria de qualidade com Jota Silva e mostra que um avançado não se limita a finalizar, ainda que o avançado de 26 anos o saiba fazer. De resto, na contagem global, até já tem mais golos do que na época passada, o último dos quais apontado no derradeiro encontro da primeira volta.
Evanilson (FC Porto)
A forma recente do avançado brasileiro fez com que Evanilson chegasse a tempo de entrar nesta lista. Com cinco golos e três assistências na Liga Portugal, Evanilson tem infuência em 32 por cento dos golos do FC Porto. Numa altura em que Taremi apresenta um período de menor fulgor e até se fala numa saída no final da época, a melhor notícia para os dragões é mesmo a recente boa forma do avançado, que parece finalmente ter deixado para trás os problemas físicos depois de uma época difícil nesse aspeto.