Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A prova milionária: O quanto Benfica, FC Porto e Sporting amealharam na Champions

No total, as equipas portuguesas conseguiram mais de 156 milhões de euros
No total, as equipas portuguesas conseguiram mais de 156 milhões de eurosUEFA
Águias e dragões ultrapassaram a barreira dos 60 milhões de euros conquistados na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os leões, que não se apuraram para os oitavos de final, ficaram-se por uma verba pouco superior a 34 milhões de euros.

Liga dos Campeões é sinónimo de dinheiro ou não fosse esta também apelidada de prova milionária. Uma boa participação nesta competição confere, além do prestígio, também uma boa almofada para os orçamentos dos clubes. E no caso das equipas portuguesas torna-se numa fonte de receita importante.

De entre os três portugueses em prova, o Benfica foi aquele que arrecadou mais dinheiro. As águias começaram por encaixar 38,38 milhões só por chegar à fase de grupos, onde arrecadaram 11,2 milhões de euros em vitórias (quatro, sendo que cada uma vale 2,8 milhões de euros) e 1,86 milhões em empates (dois, com cada um a valer 930 mil euros). A passagem aos oitavos de final significou mais 9,6 milhões de euros. Feitas as contas, o saldo das águias dá 61,04 milhões de euros.

Segue-se o FC Porto. Os dragões tinham garantido automaticamente 39,5 milhões por chegar à fase de grupos, onde conseguiram quatro vitórias (11,2 milhões de euros) e juntaram a passagem aos oitavos de final (mais 9,6 milhões de euros). Assim sendo, as contas dos azuis e brancos ficam pelos 60,3 milhões de euros.

Por último, o Sporting, a única equipa portuguesa que não segue em frente na Liga dos Campeões. Os leões tinham já assegurados 28,15 milhões de euros por terem chegado à fase de grupos, sendo que a este valor juntaram mais 6,53 milhões pela prestação desportiva (duas vitórias e um empate). Assim sendo, foram 34,68 milhões de euros para os cofres de Alvalade.