Agência Mundial Antidopagem prolonga suspensão do único laboratório acreditado de África
A agência mundial antidopagem suspendeu a acreditação do laboratório sul-africano de Bloemfontein em março, "devido a múltiplos incumprimentos" das normas internacionais.
Com base na recomendação de um grupo de peritos, a AMA confirmou em comunicado de imprensa que a suspensão tinha sido prolongada até 1 de março do próximo ano, "ou até que os requisitos sejam cumpridos".
A Agência explicou que esta "prorrogação foi concedida na sequência do pedido do Laboratório", que desejava ter "tempo suficiente para abordar as questões relacionadas com a suspensão".
Em particular, a AMA citou questões de "não conformidade em relação aos documentos técnicos e à manutenção da restrição de análise".
A suspensão proíbe o laboratório de "realizar qualquer atividade antidopagem, incluindo a análise de amostras de urina e sangue", e "deve resolver todas as não conformidades" identificadas.
O organismo internacional, com sede em Montreal, é responsável pela acreditação de laboratórios antidopagem em todo o mundo, garantindo que estes mantêm os mais elevados padrões de qualidade.