Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ajax vence o Real Madrid em jogo de lendas

Paul Winters
Jari Litmanen e Iker Casillas foram apenas dois dos grandes nomes que estiveram em campo em Amesterdão
Jari Litmanen e Iker Casillas foram apenas dois dos grandes nomes que estiveram em campo em AmesterdãoRobin van Lonkhuijsen / EPA / Profimedia
As lendas do Ajax venceram o jogo de beneficência com as lendas do Real Madrid por 2-1, num jogo com grandes nomes e destaques especiais. O português Dani participou na formação neerlandesa, enquanto José António Camacho orientou os madrilenos e Javier Balboa entrou em campo, ambos com ligações ao Benfica.

O jogo foi disputado para celebrar o próximo 125.º aniversário do Ajax, em 18 de março de 2025, organizando um encontro contra o Real Madrid, também chamado "Jogo de Gala", para angariar fundos para a Fundação Ajax.

Shota Arveladze marcou o primeiro golo no final do primeiro tempo, pelo qual o georgiano pediu desculpa. O antigo avançado não se apercebeu de que o guarda-redes do Real Madrid, Iker Casillas, estava deitado no chão, lesionado. Foi apenas aos 88 minutos que Siem de Jong fez o 2-0, após um passe de Ricardo van Rhijn. Pouco antes do apito final, Rubén de la Red fez o 2-1 para os madrilenhos.

O plantel completo do Ajax Legends
O plantel completo do Ajax LegendsČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

Nomes de outrora

Jogadores de diferentes gerações participaram da partida de beneficiência. Entre os jogadores do Ajax em campo estavam Simon Tahamata, de 68 anos, Dick Schoenaker, de 71, e Gerald Vanenburg, de 60. O adorado Tahamata, expoente da geração entre 1976 e 1980, causou furor ao deixar uma impressão particularmente boa como um dos jogadores mais velhos.

Nomes como Jari Litmanen, Frank e Ronald de Boer, Wesley Sneijder, Edwin van der Sar, Patrick Kluivert, Rafael van der Vaart e Christian Chivu também vestiram a camisola do Ajax, que era liderado por um trio formado por Louis van Gaal, Danny Blind e o "Mister Ajax" Sjaak Swart.

Simon Tahamata ainda era tão fanático e ágil quanto há 40 anos
Simon Tahamata ainda era tão fanático e ágil quanto há 40 anosČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

No Real Madrid, estiveram em campo jogadores como Casillas, Fernando Morientes, Steve McManaman, Christian Karembeu e Júlio Batista. Clarence Seedorf, vencedor da Liga dos Campeões em ambos os clubes, jogou pelo Ajax na primeira parte e vestiu a camisola laranja do Real Madrid após o intervalo.

Festa

As lendas jogaram numa Johan Cruijff ArenA com lotação esgotada, num dia em que o clube abraçou mais história. No início do dia, o Ajax anunciou que o clube vai voltar a utilizar o antigo logótipo a partir do próximo ano.