Ajax vence o Real Madrid em jogo de lendas
O jogo foi disputado para celebrar o próximo 125.º aniversário do Ajax, em 18 de março de 2025, organizando um encontro contra o Real Madrid, também chamado "Jogo de Gala", para angariar fundos para a Fundação Ajax.
Shota Arveladze marcou o primeiro golo no final do primeiro tempo, pelo qual o georgiano pediu desculpa. O antigo avançado não se apercebeu de que o guarda-redes do Real Madrid, Iker Casillas, estava deitado no chão, lesionado. Foi apenas aos 88 minutos que Siem de Jong fez o 2-0, após um passe de Ricardo van Rhijn. Pouco antes do apito final, Rubén de la Red fez o 2-1 para os madrilenhos.
Nomes de outrora
Jogadores de diferentes gerações participaram da partida de beneficiência. Entre os jogadores do Ajax em campo estavam Simon Tahamata, de 68 anos, Dick Schoenaker, de 71, e Gerald Vanenburg, de 60. O adorado Tahamata, expoente da geração entre 1976 e 1980, causou furor ao deixar uma impressão particularmente boa como um dos jogadores mais velhos.
Nomes como Jari Litmanen, Frank e Ronald de Boer, Wesley Sneijder, Edwin van der Sar, Patrick Kluivert, Rafael van der Vaart e Christian Chivu também vestiram a camisola do Ajax, que era liderado por um trio formado por Louis van Gaal, Danny Blind e o "Mister Ajax" Sjaak Swart.
No Real Madrid, estiveram em campo jogadores como Casillas, Fernando Morientes, Steve McManaman, Christian Karembeu e Júlio Batista. Clarence Seedorf, vencedor da Liga dos Campeões em ambos os clubes, jogou pelo Ajax na primeira parte e vestiu a camisola laranja do Real Madrid após o intervalo.
Festa
As lendas jogaram numa Johan Cruijff ArenA com lotação esgotada, num dia em que o clube abraçou mais história. No início do dia, o Ajax anunciou que o clube vai voltar a utilizar o antigo logótipo a partir do próximo ano.