Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alberta retira a candidatura aos Jogos da Commonwealth de 2030

A cerimónia de encerramento de 2022 em Birmingham
A cerimónia de encerramento de 2022 em Birmingham Reuters
A província canadiana de Alberta retirou o seu apoio à candidatura de Calgary/Edmonton para acolher os Jogos da Commonwealth de 2030, acabando com qualquer hipótese de trazer o evento multidesportivo de volta ao país para o seu centenário.

A decisão foi mais um golpe para a Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF), depois de Hamilton, Ontário, que acolheu os Jogos inaugurais em 1930, ter suspendido a sua candidatura e de o estado australiano de Victoria ter desistido, no mês passado, de acolher os Jogos de 2026, devido a custos excessivos.

A candidatura de Alberta foi anulada por razões semelhantes.

"A Commonwealth Sport Canada foi informada pelo governo de Alberta de que decidiu interromper a exploração de uma candidatura aos Jogos da Commonwealth de 2030", afirmou a Commonwealth Sport Canada num comunicado: "Acreditamos que a recente decisão do governo de Victoria de se retirar dos Jogos da Commonwealth de 2026 foi um fator significativo na decisão de Alberta, bem como uma dependência excessiva do apoio do contribuinte para o planejamento e entrega dos Jogos. A Commonwealth Sport Canada está profundamente desiludida com a decisão do Governo de Alberta, mas respeita o seu direito de tomar esta decisão."

O governo de Alberta tinha-se comprometido a disponibilizar até 2 milhões de dólares e a cidade de Edmonton mais 1 milhão de dólares para explorar a viabilidade de acolher os Jogos.

O Commonwealth Sport Canada tinha dito que esperava concluir o estudo de viabilidade em agosto, altura em que seria tomada uma decisão sobre a apresentação de uma candidatura formal. Essa decisão já foi tomada.

O gabinete do Presidente da Câmara de Calgary, Jyoti Gondek, disse numa declaração enviada por correio eletrónico à CBC que, sem o apoio da província, a candidatura estava terminada.

"A decisão do governo provincial de se retirar do processo de candidatura de Alberta aos Jogos da Commonwealth de 2030 põe efetivamente termo à candidatura e à participação da cidade de Calgary", afirma o comunicado.

Menções