Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alemanha atinge recorde com 28 milhões de atletas inscritos em clubes

SID
O Presidente do DOSB, Thomas Weikert, congratula-se com o novo recorde
O Presidente do DOSB, Thomas Weikert, congratula-se com o novo recordeČTK / imago sportfotodienst / Jürgen Kessler
O desporto organizado na Alemanha tem, pela primeira vez, mais de 28 milhões de membros. A Confederação Alemã de Desportos Olímpicos (DOSB) anunciou na quinta-feira este recorde desde o início do inquérito, em 1954. No total, os cerca de 86.000 clubes desportivos do país contavam com 28.764.951 membros em 1 de janeiro de 2024, o que representa mais 890.000 membros (+3,20 por cento) do que no ano anterior.

"Esta é uma grande mensagem para o desporto na Alemanha e para a nossa sociedade", afirmou o Presidente do DOSB, Thomas Weikert:"Os números confirmam aquilo por que todos nós trabalhamos arduamente: O desporto e os seus clubes são uma parte essencial da nossa sociedade e é impossível imaginá-la sem eles. Nenhuma outra área da nossa vida em comum atinge e une tantas pessoas como o desporto."

O número mais elevado de adesões até à data foi de 27,99 milhões em 2013. Durante a pandemia do coronavírus, o desporto organizado teve de lidar com perdas temporárias, mas nos últimos três anos, os números voltaram a mostrar uma tendência claramente positiva.

Procura-se voluntários

A Renânia do Norte-Vestefália continua a ser o Estado federado com o maior número de membros (5 321 912 membros/+4,35 por cento em relação a 2023). No grupo etário até aos 14 anos, o número de adesões aumentou mais a nível nacional (+9,32 por cento/+455.178). De acordo com o DOSB, uma em cada duas crianças na Alemanha é membro de um clube desportivo.

Ao mesmo tempo, a organização de cúpula do desporto alemão constatou que muitos clubes"carecem de voluntários, treinadores e formadores". Além disso, muitas instalações desportivas estão em "mau estado e aguardam há décadas por uma modernização completa". Em muitos locais, os clubes "estão a ultrapassar os seus limites", explicou Michaela Röhrbein, diretora do departamento de desenvolvimento desportivo do DOSB.

Menções