Alex Ferguson vai receber medalha 40 anos após conquista europeia com o Aberdeen
Antes de se ter tornado uma lenda do Manchester United, ao leme do qual venceu, entre outros, 13 títulos da Premier League e duas Ligas dos Campeões, Alex Ferguson orientou o Aberdeen entre 1978 e 1986.
Pelos escoceses, o então técnico alcançou a glória ao bater o Real Madrid no prolongamento da Taça dos Campeões Europeus de 1983, mas, na altura, apenas os onze titulares e cinco suplentes receberam medalhas pelo triunfo conseguido em Gotemburgo.
Agora, a UEFA aceitou entregar seis medalhas adicionais, uma delas a Ferguson.
"É uma grande honra receber esta medalha e estou grato. atodos aqueles que trabalharam tanto para que isto acontecesse", sublinhou Ferguson em comunicado.
"Os esforços, acompanhados da colaboraçãoda UEFA, são muito apreciados. É também fantástico ver algumas das extraordinárias pessoas que trabalharam tanto nos bastidores durante este período de imenso sucesso do clube, que agora é honrado", acrescentou.
O treinador-adjunto Archie Knox e o médio Dougie Bell - que falhou o jogo por lesão - vão também receber as respetivas medalhas.
"Para além disso, a medalha será entregue à família Donald, como reconhecimento ao então diretor, Ian Donald, e ao seu pai e, mais tarde, presidente, Dick Donald", revelou o Aberdeen.
"A mesma distinção será também concedida a título póstumo ao antigo vice-presidente, Chris Anderson. E uma medalha será ainda entregue à família de Teddy Scott, figura histórica que foi jogador, preparador, treinador e, depois, técnico de equipamentos do Aberdeen, que se retirou em 2003, depois de servir o clube durante quase 50 anos", acrescenta a nota.
Alex Ferguson retirou-se em 2013, após guiar o Manchester United à conquista do seu último título da Premier League, o 49.º na sua carreira, que incluiu ainda uma passagem pelo St. Mirren.