Ana Dias quer "desfrutar do momento e dar o máximo para agarrar a oportunidade"
"Estou extremamente feliz. Para mim, é um privilégio poder estar novamente nesta seleção, com este grupo de excelentes jogadoras. Quero aproveitar para beber um pouco deste espírito de conquista que tem caracterizado a equipa, fazer parte de uma história que tem sido tão bonita e que, acredito, ainda é um começo, porque virão mais grandes feitos no futuro. Vou desfrutar do momento e dar o máximo para agarrar esta oportunidade", manifestou a avançada dos russos do Zenit São Petersburgo, citada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Aos 25 anos, Ana Dias, que conta com uma internacionalização por Portugal, substituiu nas opções Kelsey Araújo, naquela que é a única alteração face ao último lote de convocadas, que participaram no play-off intercontinental de apuramento para o Mundial-2023, diante dos Camarões, em 22 de fevereiro.
"Marquei quatro golos em quatro jogos que fizemos. Considero-me uma jogadora de área, mas também é preciso que a bola me chegue em condições. É isso que tem acontecido. Fazer golos na seleção faz parte dos meus objetivos, mas não vivo obcecada com isso", expressou.
A equipa das quinas realizou o primeiro apronto na Cidade do Futebol, em Oeiras, onde o selecionador Francisco Neto contou com a participação das 25 jogadoras chamadas, com a avançada a dar conta do "entrosamento quase perfeito" das colegas.
"Vê-se que elas têm outras rotinas, que jogam juntas há muito tempo e o entrosamento delas é quase perfeito. Senti-me à vontade, mas ainda tenho muitos treinos pela frente para mostrar o que sou capaz de dar", analisou.
Por fim, Ana Dias perspetivou os duelos particulares com as nipónicas e galesas: "(Japão) é uma seleção muito forte, que é vista como uma das candidatas a ganhar o Mundial. O País de Gales também é um adversário com qualidade. Vão ser dois testes importantes para a nossa equipa. Dois jogos exigentes para prepararmos o Mundial”.
As comandadas por Francisco Neto defrontam o Japão, na sexta-feira, às 17:00, e o País de Gales, no dia 11, às 17:30, em jogos de preparação que terão lugar no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
A seleção nacional garantiu, em fevereiro, um inédito apuramento para um Campeonato do Mundo feminino, ao vencer por 2-1 os Camarões, na final do Grupo A do play-off intercontinental.
O Mundial-2023 realiza-se entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.
Portugal integra o Grupo E da competição, juntamente com os Estados Unidos, atuais detentores do título mundial, Países Baixos, vice-campeões, e o Vietname, que, tal como a equipa lusa, está pela primeira vez numa fase final de um Mundial.
A seleção lusa estreia-se em 23 de julho, diante das neerlandesas, defronta as vietnamitas quatro dias depois, em 27 de julho, antes de encerrar a participação na fase de grupos perante as norte-americanas, em 01 de agosto.