Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Andebol: Sporting vence FC Porto (35-33) e é campeão nacional

A festa do título do Sporting
A festa do título do SportingSporting CP
Os leões confirmaram uma época dominadora em termos nacionais (apenas uma derrota) e colocaram um ponto final numa sequência de quatro títulos consecutivos dos dragões. É o 22.º título do palmarés leonino.

Sporting 35-33 FC Porto

Missão cumprida para o Sporting. Depois de uma época em que somou uma derrota em 28 jogos (27 vitórias) no campeonato nacional de andebol, os leões sagraram-se campeões nacionais ao vencerem o FC Porto no Pavilhão João Rocha.

Numa autêntica final, o último jogo do grupo de apuramento de campeão ia definir quem celebrava, o líder do campeonato ou o atual detento do título. As bancadas estavam ao rubro e na quadra sentia-se a tensão.

O início de jogo ficou marcado pela expulsão de Daimaro Salina após uma falta dura sobre Gassama O momento gerou logo um sururu, com Nathan Suárez, do Sporting, a receber dois minutos por ter confrontado o adversário. 

Este nervosismo acompanhou o FC Porto ao longo da partida. Os dragões entraram melhor e chegaram a liderar por dois golos de vantagem, mas a meio da primeira parte perderam a frente do marcador para o Sporting. Rui Silva falhou o remate e Gassama fez o 9-8 favorável aos leões.

Na frente, o Sporting arrancou e não mais olhou para trás. O FC Porto parecia desconcentrado e nervoso, sentia dificuldades em ultrapassar o bloco defensivo leonino e quando o fazia encontrava Kristensen em bom momento.

Ao intervalo, o Sporting vencia por cinco golos de vantagem (18-13) e no segundo tempo conseguiu ir gerindo a vantagem com momentos de brilhantismo (Edy fez um grande golo para o 25-20) a contrastarem com o ataque algo perro do FC Porto (no lance seguinte, António Areia falhou um livre de sete metros).

A lesão do capitão Salvador Salvador foi um ponto menos negativo na festa, e conjugada com a recuperação do FC Porto pareceu fazer tremer a equipa leonina, mas a vantagem ficou segura até final. Os ânimo ainda se exaltaram mais uma vez, com um sururu no final e pouco se jogou até ao soar da buzina.

O Pavilhão João Rocha irrompeu em celebrações. O Sporting sagrou-se campeão nacional pela 22.ª vez, a primeira desde 2018, colocando um ponto final a um tetra do FC Porto.

Outros resultados:

Grupo A:

ABC Braga 30-27 Benfica

- Sporting campeão e na Champions, FC Porto com possibilidade de ir à Champions, Benfica e ABC na Liga Europeia

A classificação do Grupo A
A classificação do Grupo AFlashscore

Grupo B:

Belenenses 29-40 Águas Santas

Marítimo 28-25 Póvoa AC

- Marítimo ganha a última vaga na Liga Europeia

A classificação do Grupo B
A classificação do Grupo BFlashscore

Grupo C:

Vitória 27-39 Avanca

Vitória SC 27-27 FC Gaia

- Vitória FC e FC Gaia despromovidos

Classificação do Grupo C
Classificação do Grupo CFlashscore