Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Andebol: Steinert vê semelhanças com 2016 e sonha com nova vitória alemã no Europeu

Steinert vê paralelos entre a equipa do Campeonato da Europa de 2016 e a equipa do Campeonato da Europa para o próximo torneio na Alemanha.
Steinert vê paralelos entre a equipa do Campeonato da Europa de 2016 e a equipa do Campeonato da Europa para o próximo torneio na Alemanha.Profimedia
O internacional alemão Christoph Steinert (33) vê paralelos entre a equipa do Campeonato da Europa de 2016 e a equipa do Campeonato da Europa para o próximo torneio na Alemanha. "Não diria que a comparação é rebuscada", disse Steinert no programa matinal da ZDF de quarta-feira: "Os rapazes que acabaram de entrar na equipa e não têm muitos jogos internacionais no seu currículo são todos jogadores muito experientes da Bundesliga e provaram recentemente que têm uma quantidade incrível de qualidade".

Dagur Sigurdsson, que levou a Federação Alemã de Andebol (DHB) ao trono do Campeonato da Europa como selecionador nacional há quase oito anos, numa surpresa total, também viu recentemente "muitos paralelos entre a equipa de 2016 e a atual" no Sport Bild. Nessa altura, tal como agora, a Alemanha começou com uma equipa jovem e não era, de modo algum, a principal favorita, mas acabou por se impor na Polónia.

É claro que ele espera "que seja como em 2016", disse Steinert: "Mas é claro que não se pode dizer isso com antecedência". Na entrevista ao SID, o selecionador nacional, Alfred Gislason, sublinhou que as comparações com o torneio de 2016 "não o incomodam de todo": "É possível fazer muita coisa no desporto de equipa, podemos tirar isso. Mas não muito mais do que isso".

A Alemanha vai defrontar a Suíça na fase preliminar do Campeonato da Europa em casa (10 a 28 de janeiro), num jogo que vai bater o recorde mundial perante mais de 50.000 espectadores em Düsseldorf. Os outros adversários na primeira fase do torneio são a Macedónia do Norte e a França. O primeiro e o segundo classificados passam à fase principal.

A equipa alemã iniciou a preparação na quarta-feira, em Frankfurt, exatamente 15 dias antes do jogo de abertura do Campeonato da Europa - e está cheia de expetativa. Um torneio em casa é "o máximo" e "a melhor coisa que se pode viver. É provavelmente equiparável aos Jogos Olímpicos ", afirma Steinert. O canhoto do HC Erlangen sonha em chegar à disputa da medalha: "O nosso presidente definiu como objetivo uma vez as meias-finais. Se conseguíssemos chegar lá, seria ótimo".