Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Europeu de Andebol: França quer entrar com o pé direito frente à Macedónia do Norte

Julie Marchetti
A equipa francesa quer uma boa exibição
A equipa francesa quer uma boa exibiçãoAFP
Esta quarta-feira, a seleção francesa de andebol inicia a sua campanha no Euro-2024 na Alemanha. A equipa de Guillaume Gille não deverá ter problemas em começar com o pé direito. Mas algumas fraquezas demonstradas no jogo de preparação contra o Brasil podem ser fatais.

O ano olímpico começa nesta quarta-feira. Os Bleus disputam o seu primeiro jogo do Euro-2024 contra a Macedónia do Norte, na Alemanha, e vão dar tudo por tudo para não perderem a competição. Perante uma equipa mais fraca na teoria, a tarefa deverá estar ao seu alcance, desde que sejam resolvidos alguns problemas de precisão e de defesa.

É verdade que a equipa francesa venceu os dois jogos de preparação por larga margem (35-26 contra a Tunísia e 37-28 contra o Brasil). No entanto, França esteve longe de ser dominante. Muito pelo contrário. Depois de terem tido dificuldades nos dois primeiros períodos destes amigáveis, tiveram de recuperar para finalmente encontrarem o seu ritmo e aniquilarem os adversários. Não podem permitir tais falhas contra os melhores da Europa.

"(...) De qualquer forma, o estado de espírito demonstrado e o compromisso com o trabalho são um bom presságio antes do início do Campeonato Europeu", disse Guillaume Gille no sábado, antes de revelar a lista final, que não inclui Thibaud Briet e Aymeric Minne, do Nantes.

Os Bleus chegarão à Alemanha dispostos a tudo e lutarão até o fim para conquistar mais um título. Para isso, contam com Ludovic Fàbregas, Nedim Remili, Rémi Desbonnet e Hugo Descat, que tiveram ótimas exibições durante a preparação.

"A qualidade da equipa francesa reside na sua rotação (...) Sem pretensões, com a equipa que temos, temos de atacar todas as competições para as ganhar. Dizer o contrário seria vestir um fato que não nos serve", afirmou Descat após o jogo contra o Brasil.

O capitão Luka Karabatic foi um pouco mais cauteloso: "Estamos a 100%? Talvez não, ainda precisamos de dar um passo em frente, de melhorar as coisas. Mas acho que estamos no caminho certo, ainda temos algumas sessões de treinamento antes do primeiro jogo de quarta-feira."

Um adversário difícil?

Os franceses estão no Grupo A. Um grupo bastante difícil, que conta com a Alemanha e os campeões olímpicos, mas que também oferece uma grande oportunidade de se apurar diretamente para a final. No início deste Euro, os Bleus vão defrontar a Suíça e, sobretudo, a Macedónia do Norte .

Adversário histórico, mas mais fraco do que no passado, a seleção da Europa de Leste vai certamente resistir. No entanto, se se mantiverem concentrados e motivados, os jogadores franceses deverão conseguir ultrapassá-los. Para tal, terão de mostrar uma grande solidez defensiva e não falhar nenhum remate.

Um bom início de Euro ditará o ritmo da competição para os Bleus. Cabe-lhes a eles garantir que um revés precoce não estrague um ano cheio de novas promessas.