Roménia começa qualificação para o Europeu de andebol contra Portugal: "Está entre as 10 melhores do mundo"
"Penso que é o jogo fora de casa mais difícil do grupo com Portugal. Portugal está entre as 10 melhores equipas do mundo. Por isso, vai ser extraordinariamente difícil para nós. Mas vamos a Portugal para mostrar um andebol moderno e de qualidade e veremos que resultado vamos obter no final. O importante é voltarmos saudáveis, porque o jogo em casa contra a Polónia é, do meu ponto de vista, a chave para a qualificação para o EURO 2026", afirmou o selecionador romeno.
"Este jogo é também a chave para a qualificação"
Buricea revelou que é obrigado a fazer descansar alguns jogadores no jogo com Portugal, para poder ter o plantel completo válido contra a Polónia.
"Sou obrigado a descansar alguns jogadores porque o Dragan e o Căbuț vêm depois de duas lesões bastante desagradáveis. Não estão 100 por cento recuperados e não os vou levar para a viagem a Portugal. O Demis Grigoraș virá diretamente para Portugal, não fazia sentido pô-lo na estrada durante um dia, porque é sabido que ele joga no Benfica. Também não se está a sentir 100% bem, tem uma rutura microfibrilar na barriga da perna, pelo que é possível que tenha de o cortar também. Vamos descansá-los para termos todos os jogadores a 100% para o jogo com a Polónia em casa, para que as nossas hipóteses sejam muito maiores", explicou o selecionador romeno.
"Precisamos de muito apoio porque temos um jogo muito difícil contra a Polónia. De alguma forma, este jogo é também a chave para a qualificação. A história diz-nos que Buzăul encheu o Pavilhão dos Desportos quando o Constanța jogou aqui na Liga dos Campeões, e o mesmo aconteceu quando o Steaua jogou aqui. Por isso, digo que quando a Roménia joga, as pessoas devem ficar cá fora. E tenho a certeza de que assim será, o público buziano virá em grande número", disse.
"Roménia precisa de jogadores que estejam a 100 por cento"
Quanto a Ante Kuduz, um jogador croata de nacionalidade romena, que já jogou pela seleção romena no passado, George Buricea explicou que não está na lista de convocados porque está indeciso se vai ou não jogar pela Roménia.
"O Presidente Din falou com ele, eu também falei com ele... ele disse-nos que o acordo entre ele e a Roménia era para o último Campeonato da Europa e pronto. Foi isso que percebi. Depois, que ele está meio decidido a vir, a não vir... e depois eu disse que a Roménia precisa de jogadores que estejam cem por cento aqui e que não venham a meio caminho. É claro que a Roménia precisa de um jogador do calibre de Kuduz, mas não de meias medidas. Muita gente pensa que não quero convocá-lo, mas não é esse o caso", disse Buricea.
A seleção nacional masculina de andebol da Roménia defronta Portugal a 7 de novembro, em Santo Tirso, e a Polónia a 10 de novembro, em Buzău, nos dois primeiros jogos do grupo 8 das eliminatórias do Campeonato da Europa de 2026.