Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Andebol: Portugal vence Bósnia com classe e está muito perto do Mundial (29-19)

Hugo Filipe Martins
Atualizado
Portugal venceu Bósnia em Guimarães
Portugal venceu Bósnia em GuimarãesStanko Gruden / kolektif
Portugal está com um pé e meio no Mundial de Andebol, depois de bater a Bósnia e Herzegovina, esta quinta-feira, por claros 29-19.

Recorde aqui as principais incidências

Numa casa de boa memória para Portugal, a equipa de Paulo Jorge Pereira voltou a ser feliz em Guimarães, onde venceu a França, em 2019. A equipa portuguesa dominou todo o encontro, nunca esteve atrás do marcador e praticamente sentenciou a eliminatória na segunda parte. A segunda mão vai ser disputada na Bósnia, no domingo, às 16:00.

Portugal tinha vencido o último duelo contra o conjunto bósnio, em 2020, por uma diferença de três golos, no Euro-2020 (27-24), mas o crescimento da equipa portuguesa voltou a ficar evidente com um triunfo por uma diferença de 10 golos, muito graças a uma excelente segunda parte, em que a equipa de Paulo Jorge Pereira foi mais eficaz.

A partida até começou num ritmo baixo, em que as duas equipas mostraram algumas dificuldades para finalizar os respetivos lances de ataque. Depois de mais de dois minutos sem golo, Pedro Portela abriu o marcador e deu o mote para o domínio português.

Portugal nunca esteve em desvantagem nesta partida em Guimarães, com a Bósnia a conseguir equilibrar a partida apenas nos minutos iniciais. Com Pedro Portela inspirado, a equipa de Paulo Jorge Pereira aproveitou para assumir a dianteira para chegar a uma diferença de quatro golos (6-2).

Portugal praticamente apurado para a final do Mundial
Portugal praticamente apurado para a final do MundialStanko Gruden / kolektif

A desinspiração da Bósnia ficou evidente quando Buric, guardião bósnio, tentou fazer um golo de baliza aberta para aproveitar a inferioridade numérica portuguesa, por exclusão de Cavalcanti, e rematou ao lado. Ainda assim, a equipa visitante conseguiu manter a distância no marcador ao intervalo (14-10).

No segundo tempo, a equipa portuguesa voltou a entrar melhor, marcou primeiro e, apesar da boa réplica inicial da Bósnia, que marcou dois golos no espaço de 40 segundos, segurou o marcador para depois conseguir distanciar-se.

O estreante João Gomes marcou na primeira internacionalização e uma exclusão na Bósnia motivou o domínio claro da equipa portuguesa na reta final, que permitiu chegar aos 10 golos de diferença à segunda mão, o que significa que Portugal está praticamente apurado para o Mundial de andebol.