Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Andebol: Karabatic preparado para a última dança

Nikola Karabatic fará a sua despedida nos Jogos Olímpicos de França
Nikola Karabatic fará a sua despedida nos Jogos Olímpicos de FrançaReuters
Nos últimos metros da sua carreira, Nikola Karabatic já está a sonhar com o depois. O maior jogador de andebol da história gostaria de ir ao Superbowl. Quer assistir a um jogo do Bayern na Allianz Arena e ver os futebolistas do BVB no Signal Iduna Park, em Dortmund. "Quero experimentar algo antes de saber o que quero fazer na minha segunda vida", diz Karabatic.

O francês diz isso com um sorriso. A Alemanha, o país onde a sua estrela começou a brilhar há quase 20 anos como um talentoso jogador de fundo do THW Kiel, onde Karabatic se tornou um jogador mundial de andebol em 2007, tem um significado muito especial para Karabatic. É com grande prazer que Karabatic faz uma nova paragem no Westfalenhalle, em Dortmund, na sua digressão de despedida com a seleção francesa, no próximo sábado.

"Sempre que vim à Alemanha, seja com o clube ou com a seleção nacional, senti-me em casa", afirma Karabatic. Desta vez, será a mesma coisa, mas tudo está completamente diferente hoje em dia. Porque depois dos Jogos Olímpicos de Paris, o eterno Karabatic vai encerrar a carreira depois de 22 anos como profissional, e a participação deste fim de semana será a sua última como jogador de andebol na Alemanha.

"É sempre triste ver um dos melhores jogadores, se não o melhor da história do andebol, reformar-se", diz o selecionador nacional Alfred Gislason sobre o jogador de 40 anos: "É um grande jogador, extremamente completo, que não tinha um ponto fraco. Respeito muito a sua carreira. Espero que os espectadores em Dortmund vejam as coisas da mesma forma".

E vão ver. Porque quase nenhum outro jogador de andebol deste país alcançou o estatuto de lenda que Karabatic tem. E isso como francês. Foi apenas em janeiro, no Campeonato da Europa de Colónia, que Karabatic aumentou para onze a sua incrível coleção de títulos com a seleção nacional: quatro triunfos no Campeonato da Europa, quatro medalhas de ouro no Campeonato do Mundo e três vitórias olímpicas. Para além de três vitórias na Liga dos Campeões (uma delas com o Kiel) a nível de clubes. Agora, em Paris, ele quer encerrar a carreira com chave de ouro, principalmente no seu país natal. É o seu objetivo final com os "Les Experts", pelos quais marcou 1294 golos em 357 jogos.

Os Jogos Olímpicos em casa são o objetivo dos seus sonhos

Nunca se tinha atrevido a sonhar em viver os Jogos de verão como atleta no seu próprio país. "Normalmente, isso acontece uma vez em cada 100 anos", diz Karabatic. Quando Paris ganhou a candidatura, ele pensou: "Fogo, terei 40 anos quando os Jogos Olímpicos se realizarem em Paris. Não estava à espera de conseguir". Agora está ainda mais feliz por poder jogar "uma última vez ao mais alto nível"."É a competição mais fixe que pode existir."

Karabatic está cheio de energia positiva. Mesmo quando pensa no rescaldo, não sente"qualquer medo. Estou ansioso pelo último dia. Estou entusiasmado por ver como é a vida sem competir, sem treinar. Não vai ser fácil, mas vai ser uma vida completamente nova. Estou realmente ansioso por isso".