Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Andebol: a incrível história de Serradilla (Magdeburgo), adversário do Barça na Champions

César Suárez
Serradilla, com o 15 nas costas e óculos de proteção, num jogo contra o Kiel.
Serradilla, com o 15 nas costas e óculos de proteção, num jogo contra o Kiel.Andreas Gora / DPA / dpa Picture-Alliance via AFP
Antonio Serradilla é um dos jogadores do Magdeburgo, rival do Barcelona na Liga dos Campeões. Chegado esta época à Alemanha, a carreira deste jogador sevilhano é um milagre.

Acompanhe as incidências da partida

Porque aos 22 anos, em 2021, foi-lhe diagnosticado um tumor cancerígeno no olho direito, que teve de ser removido. Longe de desistir, e apesar de tudo, foi capaz de continuar a jogar, embora com certas limitações que tem sido capaz de superar pouco a pouco.

Tanto assim é que, depois de ter jogado na Noruega, no verão passado assinou contrato com o Magdeburgo, um dos grandes clubes alemães. E esta quinta-feira vai defrontar o Barcelona.

"Um dia acordei e não conseguia ver bem do meu olho direito, tinha uma linha no horizonte a meio da minha visão que não me permitia ver bem. Quando me falaram do tumor foi muito difícil, não estava nada à espera porque nunca tinha tido problemas de visão, não era algo que tivesse planeado. Apareceu de repente", disse numa entrevista ao Mundo Deportivo.

Após a operação, perdeu o olho e sofre de perda de visão periférica. Mas Serradilla soube reinventar-se. "Quando um adversário vem da direita, não o vejo e os bloqueios custam-me um pouco mais. Acaba por ser um ponto fraco, mas agora já não é tão mau porque me habituei a viver com isso... Por exemplo, se eu tiver o pivô à direita, se calhar só o vejo depois de fazer um bloco, mas se estiver a tocar-lhe sei sempre onde ele está e esse tipo de situação não me acontece".

Quanto ao jogo em si, o lateral esquerdo assume que "o Barça no Palau é uma equipa muito difícil de vencer. O Magdeburgo foi lá no ano passado e não se saiu muito bem, mas o Magdeburgo tem a possibilidade de ganhar em todo o lado".