Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

André Soares sagra-se campeão do Mundo de pontos no ciclismo para surdos

André Soares no lugar mais alto do pódio
André Soares no lugar mais alto do pódioFederação Portuguesa de Ciclismo
O ciclista português André Soares sagrou-se esta sexta-feira campeão do Mundo da corrida por pontos, no Mundial de ciclismo de estrada para surdos, a decorrer na cidade polaca de Swietokrzyskie, depois do bronze na velocidade.

André Soares bateu dois alemães pelo ouro, acabando com 82 pontos, mais 21 do que Felix Wahala, segundo, e mais 22 do que Stefan Kneer, terceiro.

O ciclista luso foi o melhor nas 30 voltas a um circuito com um quilómetro, com um sprint pontuável de duas em duas voltas, tendo pontuado em todos os sprints, além de ganhar uma volta ao pelotão e conseguir mais 20 pontos.

Foi o segundo pódio para o português em Swietokrzyskie, depois do bronze na velocidade a abrir a participação no Mundial, que termina domingo com a corrida de fundo.

Nesta mesma prova, o luso João Marques acabou na 12.ª posição final, sem pontos somados.

Citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o selecionador Válter Sousa elencou esta como “a corrida perfeita do André Soares”, perante uma equipa alemã “mais forte” que o luso fez por controlar.

Ganhou aí (ao seguir com um dos rivais) os 20 pontos da volta. Mas, depois, esteve muito bem, andando sozinho na frente para evitar riscos de queda no pelotão. E, com isso, foi somando mais pontos, o que lhe deu a vitória. O João Marques resguardou-se e na segunda volta esteve ativo, mas com as fugas que havia não pontuou”, analisou.