Antevisão: Líder Benfica recebe tranquilo Boavista, FC Porto tenta desforrar-se do Rio Ave
O campeão nacional e atual segundo posicionado, a cinco pontos do rival lisboeta, recebe no sábado o Rio Ave, uma das duas equipas que o derrotou na prova (a outra foi, precisamente, o Benfica), 11.ª colocada, enquanto o SC Braga, terceiro, a sete pontos do comando, joga no seu estádio no domingo, frente ao Arouca (sétimo).
A equipa encarnada apenas entra em campo na segunda-feira, cabendo-lhe honras de encerramento da ronda, poucas horas depois de o Sporting, quarto da tabela, a distantes 15 pontos da liderança, se deslocar ao reduto do Desportivo de Chaves, nono classificado.
O Benfica vai apresentar-se motivado não apenas pela boa campanha interna, mas também pelo desempenho na Liga dos Campeões, defrontando os axadrezados cinco dias depois de ter vencido por 2-0 o Club Brugge, na Bélgica, em jogo da primeira mão dos oitavos de final.
João Mário marcou o primeiro golo benfiquista em Bruges, de grande penalidade, e o Benfica contará com o bom momento de forma do médio, que o transforma num dos melhores marcadores do campeonato, com 12 remates certeiros, a par do colega de equipa Gonçalo Ramos e do espanhol Fran Navarro (Gil Vicente).
O Benfica, que venceu o Boavista na primeira volta por categórico 3-0 no Bessa – com João Mário a bisar -, é a única equipa da Liga que ainda não perdeu no seu estádio (nove vitórias e um empate), enquanto os axadrezados apresentam um registo claramente desfavorável na condição de visitantes, com seis derrotas, dois empates e apenas um triunfo.
O FC Porto é o primeiro dos três grandes a entrar em ação, igualmente motivado pela vitória por 2-1 sobre o Sporting na jornada anterior, em pleno estádio José Alvalade, que recolocou o campeão na corrida pela revalidação do título e reduziu a possibilidade de o Sporting chegar ao terceiro lugar, o último de acesso à Liga dos Campeões da próxima época.
As lesões de jogadores influentes estarão no centro das preocupações de Sérgio Conceição, tanto ou mais do que o adversário (que até bateu os dragões por 3-1 na fase inicial do campeonato), com o treinador portista a poder ver-se privado de Uribe, Otávio, Galeno, Evanilson, Veron e Wendell.
O Sporting de Braga, que recebeu a Fiorentina na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência Europa, tem sete vitórias nos últimos oito jogos na Liga e um objetivo duplo no embate com o Arouca, goleado por 6-0 pelos minhotos na primeira volta.
A equipa arsenalista procura manter-se nas proximidades de Benfica e FC Porto, mas, acima de tudo, consolidar a vantagem de oito pontos no precioso terceiro lugar sobre o Sporting, que tenta não perder mais terreno na sempre difícil deslocação a Chaves, para defrontar um adversário que há seis meses se impôs por 2-0 em Alvalade.
Vitória de Guimarães, quinto classificado, e Casa Pia, equipa sensação da prova, que ocupa o sexto lugar, a dois pontos de distância dos vimaranenses, disputam no domingo, no Minho, um encontro importante na discussão pelo acesso às competições europeias da próxima temporada.
Santa Clara (16.º colocado) e Famalicão (15.º) defrontam-se num duelo de aflitos, ainda que não tanto quanto Marítimo (17.º) e o lanterna-vermelha Paços de Ferreira, que visitam o Portimonense (12.º) e o Estoril Praia (13.º), numa jornada que abriu na sexta-feira com o empate (1-1) entre Gil Vicente (14.º) e Vizela (10.º).
Programa da 21.ª jornada:
- Sexta-feira, 17 fev:
- Sábado, 18 fev:
Portimonense – Marítimo, 18:00
Estoril Praia - Paços de Ferreira, 18:00
- Domingo, 19 fev:
Santa Clara – Famalicão, 14:30 locais (15:30, horas de Lisboa)
Sporting de Braga – Arouca, 18:00
Casa Pia - Vitória de Guimarães, 20:30
- Segunda-feira, 20 fev: