Arábia Saudita anuncia novo plano nacional para o desenvolvimento do desporto
O principal objetivo do plano é um projeto de privatização de uma série de clubes de futebol através de empresas públicas. A fase de adjudicação às respetivas empresas públicas terá início no último trimestre do corrente ano de 2023.
Os quatro clubes mais históricos do país (Al Hilal, Al Nassr, Al Ittihad e o recém-promovido Al Ahli) serão detidos a 75% pelo fundo de investimento público da Arábia Saudita, o mesmo fundo que detém o Newcastle, pelo que parece que estas quatro equipas serão as principais beneficiárias desta nova era.
O crescimento do futebol na Arábia Saudita, especialmente desde a chegada de Cristiano Ronaldo, tem sido fenomenal.
"A participação no desporto passou de 13% em 2015 para cerca de 50% em 2022 e o número de federações passou de 32 em 2015 para 95 em 2022", segundo dados do governo saudita.
Karim Benzema, a nova aquisição do governo saudita, iria para o Al Ittihad, o atual campeão, dirigido por Nuno Espírito Santo. Messi, se chegasse, iria para o Al Hilal. Com este projeto, o país asiático pretende também aumentar as receitas da Liga Saudita dos atuais 120 milhões de dólares para mais de 480 milhões de dólares por ano.