Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arábia Saudita anuncia novo plano nacional para o desenvolvimento do desporto

David Alonso
Cristiano Ronaldo pode ter a companhia de Benzema e outras estrelas no futebol saudita
Cristiano Ronaldo pode ter a companhia de Benzema e outras estrelas no futebol sauditaAFP
A Arábia Saudita, na sua tentativa de acolher o Mundial-2030, decidiu... atirar o petróleo pela janela. O primeiro-ministro do país, Mohamed Bin Salman, que é também o príncipe herdeiro, anunciou o lançamento de um plano nacional para o desenvolvimento do desporto, com especial destaque para o futebol.

O principal objetivo do plano é um projeto de privatização de uma série de clubes de futebol através de empresas públicas. A fase de adjudicação às respetivas empresas públicas terá início no último trimestre do corrente ano de 2023.

Os quatro clubes mais históricos do país (Al Hilal, Al Nassr, Al Ittihad e o recém-promovido Al Ahli) serão detidos a 75% pelo fundo de investimento público da Arábia Saudita, o mesmo fundo que detém o Newcastle, pelo que parece que estas quatro equipas serão as principais beneficiárias desta nova era.

Nuno Espírito Santo, treinador do Al Ittihad, campeão da liga saudita
Nuno Espírito Santo, treinador do Al Ittihad, campeão da liga sauditaAFP

O crescimento do futebol na Arábia Saudita, especialmente desde a chegada de Cristiano Ronaldo, tem sido fenomenal.

"A participação no desporto passou de 13% em 2015 para cerca de 50% em 2022 e o número de federações passou de 32 em 2015 para 95 em 2022", segundo dados do governo saudita.

Karim Benzema, a nova aquisição do governo saudita, iria para o Al Ittihad, o atual campeão, dirigido por Nuno Espírito Santo. Messi, se chegasse, iria para o Al Hilal. Com este projeto, o país asiático pretende também aumentar as receitas da Liga Saudita dos atuais 120 milhões de dólares para mais de 480 milhões de dólares por ano.