Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arábia Saudita fecha acordo para criar nova liga de ciclismo

Reuters
Taça das Nações de Pista 2024 no Superdromo de Adelaide
Taça das Nações de Pista 2024 no Superdromo de Adelaide AFP
Uma empresa de investimento detida pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) surgiu como a principal candidata a apoiar uma nova liga de ciclismo, disseram à Reuters três pessoas familiarizadas com o assunto, a mais recente iniciativa do reino para comprar desportos globais.

A SRJ Sports Investments, fundada no ano passado, está em negociações exclusivas sobre um potencial investimento de cerca de 250 milhões de euros no empreendimento que está a ser liderado por uma série de grandes equipas europeias de ciclismo, disse uma das fontes.

Se for bem sucedida, esta iniciativa marcará o primeiro envolvimento significativo da Arábia Saudita no ciclismo, depois de ter investido milhares de milhões noutros desportos a nível mundial, como o futebol, os desportos motorizados e as artes marciais.

O desporto é um dos pilares do plano de diversificação económica Visão 2030 do governo, que procura construir novas indústrias e criar emprego. Alguns críticos consideraram que se trata de um esforço para desviar a atenção do seu historial em matéria de direitos humanos.

Espera-se que a SRJ finalize os aspectos comerciais de um acordo nos próximos dois meses, depois de ter prevalecido num leilão sobre outros investidores, incluindo o fundo de capital privado CVC, disse a mesma fonte.

A empresa de consultoria EY tem procurado manifestações de interesse de investidores para um novo projeto, informou a Reuters em outubro. Algumas equipas de ciclismo de topo estão preocupadas com o facto de a maior parte dos lucros das principais corridas, incluindo a Volta a França, ir para os seus organizadores e uma nova liga poderia ser uma forma de recalibrar os ganhos, disseram fontes à Reuters.

O projeto, que poderá reunir corridas novas e já existentes, está a ser liderado por um punhado de equipas, incluindo a Visma-Lease a Bike e a Ineos Grenadiers do empresário bilionário Jim Ratcliffe, disseram essas fontes.

As fontes para esta história, falando sob condição de anonimato, advertiram que um acordo pode não estar selado e que as conversações estão em curso.

A EY e a Ineos Grenadiers não quiseram comentar. Os representantes da SRJ não responderam aos pedidos de comentário.

"Esta ideia está a ser explorada, tal como muitas outras ideias estão a ser exploradas para se chegar a um modelo de negócio sustentável para o ciclismo no futuro", disse a Visma-Lease a Bike à Reuters.

As conversações não envolvem a Amaury Sports Organisation (ASO), que controla o Tour de France e La Vuelta, nem a RCS Sports, que controla o Giro d'Italia, e não se sabe se alguma delas poderá vir a ser integrada no futuro, acrescentou a mesma pessoa.

Os representantes da RCS Sports, da sua empresa-mãe RCS Media Group RCSM.MI, e da ASO não responderam aos pedidos de comentários

As tentativas de criar uma nova liga de ciclismo foram exploradas no passado, incluindo em 2012, quando oito equipas fundaram um projeto chamado World Series Cycling (WSC), embora os planos não se tenham concretizado.

A SRJ foi criada em agosto pela PIF numa tentativa de "acelerar o crescimento do setor do desporto" na Arábia Saudita e no Médio Oriente e Norte de África.

De acordo com o site da SRJ, esta empresa adquire e cria novos eventos desportivos, propriedade intelectual, direitos comerciais de competições desportivas populares e acolhe grandes eventos mundiais na Arábia Saudita.

A SRJ adquiriu uma participação na Professional Fighters League, para a ajudar a recrutar os melhores lutadores de artes marciais mistas de todo o mundo, e tornou-se investidora numa nova liga regional, a PFL MENA, afirmou a SRJ em agosto.