Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artem Nych conquista 44.ª edição do Grande Prémio Abimota

LUSA
Artem Nych venceu pela primeira vez em Portugal
Artem Nych venceu pela primeira vez em PortugalFederação Portuguesa de Ciclismo
O ciclista russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor) conquistou este domingo a 44.ª edição do Grande Prémio Abimota, sem contestação, após a terceira e última etapa ganha pelo argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), em Águeda.

Tivani, de 28 anos, foi o mais rápido ao sprint e estreou-se a vencer em Portugal, no final dos 148 quilómetros entre a Vagueira e Águeda, à frente do venezuelano Francisco Peñuela (Rádio Popular-Paredes-Boavista), segundo, e do português Diogo Gonçalves (ABTF-Feirense), terceiro.

O dia não trouxe alterações no pódio da geral final, que ficou definido na montanhosa primeira etapa, com Nych a juntar o Abimota ao Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, depois de ter sido segundo no Grande Prémio O Jogo, a mês e meio da Volta a Portugal.

O russo, quarto na Volta em 2023, bateu com autoridade um companheiro de equipa, o uruguaio Mauricio Moreira, vencedor da Volta 2022, segundo a 36 segundos, e o português Afonso Silva (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), terceiro a 1.34 minutos.

Nas classificações secundárias, Peñuela acabou por arrebatar a classificação dos pontos, com Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a vencer a montanha, o russo Viacheslav Ivanov (Efapel) a juventude e a Rádio Popular-Paredes-Boavista a classificação por equipas.