Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Amanda Nunes mantém cinturão do UFC e anuncia retirada

Amanda Nunes é dona dos cinturões peso-pesado e peso-leve
Amanda Nunes é dona dos cinturões peso-pesado e peso-leveAFP
A brasileira Amanda Nunes venceu a mexicana Irene Aldana, por decisão unânime, e manteve o seu cinturão de peso-pesado no UFC 289. No fim da combate, a lenda do MMA anunciou, de forma surpreendente, a sua retirada dos ringues.

A lutadora de 35 anos brasileira colocou as suas luvas entre os cinturões de pesos-pesados e pesos-leves no chão do octógono e anunciou a retirada.

Amanda Nunes é a primeira mulher a ter dois títulos do UFC simultaneamente e a primeira campeã abertamente homossexual do UFC.

"Dupla campeã para sempre, baby!" disse Amanda Nunes, apelidada de "A Leoa", enquanto as suas luvas estavam a ser tiradas pela última vez.

Amanda Nunes se ajoelhou sobre os cinturões após a luta
Amanda Nunes se ajoelhou sobre os cinturões após a lutaAFP

Amanda Nunes foi originalmente sorteada para lutar contra Juliana Pena, que interrompeu a sequência dominante da brasileira nos pesos-pesados com uma vitória em dezembro de 2021, mas Pena sofreu uma lesão nas costela e não conseguiu recuperar. A mexicana Aldana lutou como substituta e acabou por ser presa fácil para Amanda Nunes, que a superou em todos os aspectos da luta rumo à vitória por decisão unânime.

Nos momentos finais da sua carreira, a brasileira dançou com a sua filha no octógono antes de revelar que a sua esposa Nina está grávida do seu segundo filho, acrescentando crescentou que a família foi o motivo da sua retirada.

Amanda Nunes foi absoltura contra Irene Aldana
Amanda Nunes foi absoltura contra Irene AldanaAFP

"A minha mãe estava a pedir-me tanto para fazer isso há tanto tempo, ela não aguenta mais", disse Amanda Nunes.

"A minha parceira também, Nina, ela esteve tanto comigo durante toda a minha carreira... Decidi agora que ainda sou jovem o suficiente para aproveitar tudo o que fiz. Tenho de viajar, quero estar com minha família", acrescentou.

Amanda Nunes finalizou Miesha Tate em julho de 2016 para conquistar o cinturão peso-pesado pela primeira vez. Depois venceu sensacionalmente Cris Cyborg em 51 segundos para garantir o cinturão peso-leve em dezembro de 2018.