MMA: Ilia Topuria desafia Makhachev a entrar no octógono em 2025
Ilia Topuria tem um encontro marcado no UFC 308, no sábado, 26 de outubro, com Max Holloway. Será a primeira defesa do seu cinturão de pesos-penas e toda a sua atenção deveria estar concentrada no combate com o americano, mas, como vimos nas redes sociais, já está a pensar em encerrar compromissos para 2025.
Cansado de dirigir as suas declarações contra o rival mais próximo, El Matador passou diretamente para outro alvo, o russo Islam Makhachev, atual campeão de pesos ligeiros e número 1 do ranking da companhia: "Claro que me vejo num combate contra Makhachev. Ele é um grande lutador. Às vezes fala demais, às vezes não fala... mas podemos sempre resolver isso no octógono. Não na rua, porque eu teria de pagar as despesas médicas dele".
Longe de deixar a questão de lado, o russo respondeu: "Se Topuria ainda estiver com o mesmo espírito, ele pode ir em frente. Pode ser que aconteça alguma coisa. Até agora, não vi ninguém ultrapassar os limites pessoais, nada disso aconteceu até agora. Ele tem de se concentrar na sua categoria de peso e defender o cinto pelo menos uma vez".
Ilia, que nunca morde a língua, respondeu a Makhachev hoje cedo com um post no X: "Não preciso de ultrapassar limites, mas parece que os miúdos que andam contigo vão tentar ultrapassar um limite do qual não podem voltar. Vamos deixar os miúdos fora disto e resolver o assunto como adultos dentro do octógono em 2025".
Contra os amigos de Makhachev
Como sempre, Topuria tenta focar estas altercações nos negócios. Quer conseguir um bom combate, com uma bolsa abundante. Para o efeito, decidiu envolver os "miúdos" (amigos de Islam Makhachev) do número 1 da libra-por-libra.
Nos últimos dias, vários amigos do russo têm feito declarações pouco amistosas contra El Matador e cada um deles recebeu uma resposta correspondente. " Alguma vez lutaste nas ruas, rapaz europeu?", gritou-lhe Usman Nurmagomedov. Este lutador acusou positivo em testes de doping e Ilia não hesitou em fazer estragos dessa forma: "Já lá vai muito tempo, para ser sincero. Como é que te estás a dar com as drogas? Ainda andas a tomar esteróides?", provocou.
"Cuidado com o que desejas. Não se metam com o Islão porque, como se costuma dizer, lá é diferente: se quiserem lutar na rua, ele fá-lo-á. O Islão não quer saber de ser pago para o fazer, porque se te vê a desrespeitá-lo, mostra-te o que significa o desrespeito do Daguestão", disse Belal Muhammad.
Tagir Ulanbekov, um lutador de pesos-moscas e amigo de Islam Makhachev, também ameaçou Topuria: "Ele que procure um bom dentista, porque a sua estrutura dentária vai ser afetada", disse.
O campeão dos pesos pluma do UFC, que já pensa em subir para os pesos leves e tentar manter os dois cinturões, não teme a pressão do clã do Daguestão e zomba deles: "Quem vem com respeito é respeitado, mas quem vem de má vontade recebe o mesmo de volta. Nunca procuro sarilhos, mas se os sarilhos vierem ter comigo... Os russos que depois vão para a Internet são máquinas. Um deles já me enviou uma marcação para um dentista".