UFC: Du Plessis vence Adesanya e defende o título dos pesos médios
No evento principal do UFC 305, du Plessis parecia estar a vacilar contra o duas vezes ex-campeão antes de uma queda espetacular de Adesanya solidificar o seu cinturão de 185 libras.
Du Plessis (22-2) venceu agora 10 combates consecutivos, tendo originalmente reclamado o cinturão depois de vencer Sean Strickland em janeiro.
"Eu vim aqui para morrer por este cinturão", disse du Plessis: "Eu vim aqui para levá-lo para casa. Aqui estou eu, ainda o campeão".
Numa esgotada Perth Arena, com 15 mil pessoas, Adesanya (24-4) teve um apoio significativo da multidão e parecia ter uma vantagem durante grande parte da luta até que ele ficou indefeso contra o estrangulamento traseiro de du Plessis.
"Estou desapontado, mas ao mesmo tempo orgulhoso, porque este é o melhor que já senti e aparentei", disse o neozelandês nascido na Nigéria, que regressou após uma derrota surpreendente para Strickland em setembro do ano passado: "Eu apenas tinha à frente o melhor homem na noite e eu vou respeitá-lo por isso."
Du Plessis foi acompanhado ao octógono pelo capitão de râguebi sul-africano, Siya Kolisi, e pelo segundo jogador da fila, Eben Etzebeth, com o hino nacional do seu país a ecoar no recinto.
O combate foi muito aguardado, depois de os lutadores se terem envolvido numa guerra de palavras durante a preparação. Eles deveriam ter lutado em Sydney no ano passado, mas du Plessis não pôde comparecer devido a uma lesão.
O combate começou comedido no meio de uma atmosfera febril, com o mais alto Adesanya, um antigo kickboxer, a usar o seu maior alcance para se defender da agressividade de du Plessis.
Adesanya procurou contra-atacar e utilizou os seus pontapés favoritos com um efeito mortal, com du Plessis a sair ensanguentado na testa. Du Plessis desferiu um potente murro de esquerda no final do primeiro assalto e o seu ímpeto continuou no assalto seguinte, quando conseguiu uma grande queda e controlou as costas de Adesanya.
Mas ele não conseguiu finalizar, já que Adesanya conseguiu voltar à luta com o grappling.
A estratégia de Adesanya de desgastar du Plessis pareceu surtir efeito no quarto round, quando ele acertou socos mais limpos. Mas du Plessis reuniu energia e um golpe estrondoso deixou Adesanya desnorteado, com o sul-africano a sair triunfante.