As escolhas do editor: dérbi decisivo em Hamburgo, luta pelo 2.º em Espanha e na Alemanha
Hamburgo - St. Pauli
Não podia ser mais decisivo e escaldante do que isto. Na Bundesliga 2, os rivais da cidade de Hamburgo, St. Pauli e HSV, lutam pela subida ao primeiro escalão e este é mesmo um jogo de tudo ou nada para as duas equipas. Este é, aliás, um duelo que já foi abordado na nossa rúbrica Semana de Dérbi.
O histórico Hamburgo, que durante anos ostentou o facto de não descer de divisão, tem sentido dificuldades no segundo escalão do futebol alemão e continua sem regressar à Bundesliga. Desde que desceu, em 2017/18, não voltou a subir e tem vindo a tropeçar nos momentos decisivos.
A quatro pontos do Fortuna Dusseldorf, que joga à mesma hora, o Hamburgo está obrigado a vencer para manter vivo o sonho da subida, só que há um grande problema chamado... St. Pauli.
O eterno rival citadino também quer voltar à Bundesliga, onde não está desde 2010, e encontra-se em muito melhor posição para o fazer, uma vez que é líder do campeonato, com mais dois pontos do que o Kiel e seis do que o Fortuna Dusseldorf, que ocupa o lugar de play-off de subida.
Quer isto dizer que uma vitória no dérbi de Hamburgo confirma desde já a subida direta do St. Pauli (um empate e até uma derrota podem bastar, dependendo do resultado do Fortuna Dusseldorf), o que faz com que este seja o dérbi mais importante dos últimos anos.
Com apenas quatro derrotas esta época, o St. Pauli é favorito, mas o Hamburgo vai fazer pela vida na própria casa e para isso conta com Robert Glatzel, segundo melhor marcador da Bundesliga 2 com 18 golos, e o apoio de mais de 50 mil adeptos no Volksparkstadion.
Prognóstico: Empate e ambas marcam.
Estugarda - Bayern
Na Bundesliga, o título já está entregue, mas a disputa pela vice-liderança ainda não chegou ao fim. O Bayern Munique tem vantagem sobre o Estugarda, que confirmou o regresso à Liga dos Campeões esta semana, mas a época de sonho dos Die Roten pode não ter ficado por aqui.
Numa disputa que pode ficar decidida no sábado, o Estugarda procura surpreender ainda mais e aproveitar o desgaste do Bayern Munique, claramente focado na única prova que ainda pode conquistar, a Liga dos Campeões.
Por isso, espera-se que Tuchel faça alguma rotação na equipa, embora o técnico alemão esteja, neste momento, a viver um verdadeiro dilema.
As recentes palavras de Uli Hoeness, presidente honorário do Bayern e tio do treinador do Estugarda, não caíram bem ao atual técnico dos bávaros, o que faz com que Tuchel possa ter o desejo de se vingar dentro de campo, colocando a sua equipa mais forte.
Depois da derrota por 3-0 na primeira volta, o Estugarda quer provar que a época não é fruto do acaso e terminar em beleza, com um triunfo que ainda permita terminar a temporada no segundo lugar do campeonato. Para isso, a dupla Guirassy e Undav (46 golos em conjunto em todas as competições) promete dificultar a vida ao Bayern.
Prognóstico: Estugarda vence e Guirassy marca.
Girona - Barcelona
A jornada 34 da LaLiga pode ser de festa em Espanha. O Real Madrid tem o título na mão e pode celebrá-lo já este sábado.
Para isso depende também do resultado do dérbi da Catalunha, entre Girona e Barcelona, que não é importante apenas na questão do primeiro lugar, mas também para definir o pódio do campeonato espanhol.
O surpreendente Girona teve uma quebra na segunda metade da temporada, mas chega às últimas rondas do campeonato com um lugar na Liga dos Campeões virtualmente assegurado e ainda com hipóteses de terminar num (ainda mais) histórico 2.º lugar.
Para isso, a equipa de Michel tem apenas de vencer o Barcelona, algo que já fez na primeira volta do campeonato. Caso aconteça, o Girona fica com mais um ponto do que o rival da Catalunha, o que faria desta uma época ainda mais memorável.
No entanto, as notícias mais recentes sobre o Girona podem afetar a equipa, ao contrário do que acontece com o Barcelona, que viu confirmada a continuidade de Xavi.
Prognóstico: Barcelona vence e mais de 2,5 golos.