Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As reações à morte do presidente do Comité Olímpico de Portugal

Atualizado
José Manuel Constantino partiu aos 74 anos
José Manuel Constantino partiu aos 74 anosConfederação do Desporto de Portugal
Reações nas redes sociais à morte do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, no domingo, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.

Pedro Nuno Santos (secretário-geral do PS):

"Faleceu aos 74 anos de idade o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino. Esteve ligado ao desporto toda a sua vida, e mesmo já bastante doente, deslocou-se a Paris para acompanhar a comitiva de atletas portugueses que competiram nos Jogos Olímpicos que hoje terminaram. Defensor intransigente dos princípios olímpicos, parte no dia de encerramento dos Jogos de Paris, para os quais deu o seu derradeiro contributo, desafiando sempre as recomendações médicas e com um espírito de superação inigualável. Em meu nome pessoal e do Partido Socialista, manifesto o nosso profundo pesar pelo falecimento de José Manuel Constantino, prestando-lhe homenagem e transmitindo à sua família e amigos as mais sentidas condolências".

Universidade do Porto:

"No dia em que o mundo se despede dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Portugal perde uma figura incontornável do Desporto e a U.Porto perde um dos seus ilustres Doutores Honoris Causa. Até Sempre, José Manuel Constantino (1951-2024)".

Município de Oeiras:

"A Câmara Municipal de Oeiras manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Professor José Manuel Constantino, uma figura de incontestável relevância na vida cultural, educativa e desportiva do nosso concelho e do país".

Cândido Barbosa (antigo ciclista olímpico):

"O desporto português perdeu hoje uma figura única e exemplar, pela qual sempre tive um carinho e uma admiração muito especial. Era um dirigente de excelência, apaixonado e inspirador, com um enorme sentimento de dever e uma sensibilidade única. Quis o destino que partisse no dia de encerramento dos Jogos Olímpicos que marcaram a melhor participação de sempre do nosso país. A todos os familiares e amigos do José Manuel Constantino, apresento as minhas mais sentidas condolências, deixando ainda uma palavra de pesar ao Comité Olímpico Português. Obrigado por tudo, José Manuel Constantino".

David Rosa (antigo ciclista olímpico):

Obrigado por tudo, Jose Manuel Constantino! Não sou de coincidências... mas, não consigo deixar de pensar no simbolismo da data da sua partida, quase poética, como se estivesse à espera do final da Missão Paris. A sua Missão. Foi um absoluto privilégio tê-lo conhecido. A sua entrega aos valores do Olimpismo foi incomparável. Um grande Homem, a quem o Desporto Português muito deve. Descanse em Paz".

Hugo Cristóvão (presidente da Câmara Municipal de Tomar):

"Um grande senhor. Ainda há uma semana falámos ao telefone, a pedir desculpa porque a doença não o deixava vir à homenagem à Patrícia Sampaio. Que descanse em paz!".

Nuno Gomes (ex-futebolista):

"Um Grande Senhor e um exemplo como Dirigente. Descanse em paz Presidente e obrigado por tudo o que fez pelo desporto português. Os meus sentimentos à família".

Dulce Félix (antiga atleta olímpica):

"Um dia muito triste para o desporto, um grande senhor, que tive o privilégio de estar com ele em dois Jogos Olímpicos. Cumpriu a sua missão, descanse em Paz presidente".

Nélson Oliveira (ciclista olímpico):

"Obrigado por tudo, Presidente".

Marcos Chuva (atleta olímpico):

"O primeiro a dar voz aos atletas e a fazer do COP a casa dos mesmos. Obrigado por tudo. Que nunca o esqueçamos. Descanse em paz".

Joana Vasconcelos (canoísta olímpica):

"Sentimentos a toda a família, neste momento tão difícil. Obrigado por tudo presidente".

Kiki Vital de Melo (Presidente a Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai):

"Um dia muito triste para o Desporto em Portugal. Defendeu o Desporto com coragem. Foi resiliente na vida e na doença. E faleceu no último dia dos JO. Pessoalmente aprendi muito com ele. Perdi um amigo. Vai ficar para sempre no meu coração".

João Paulo Azevedo (atirador olímpico):

"Sentidas condolências a toda a família. Descansa em paz guerreiro".

Maria Caetano (cavaleira olímpica em Tóquio-2020 e Paris-2024):

"Os mais sentidos pêsames a toda a família! Grande honra ter conhecido e convivido com este grande Senhor! Um grande exemplo para todos! Obrigada presidente!”

José Uva (treinador de Patrícia Mamona):

"Os meus sentidos pêsames a toda a família. Este é um dia muito triste para o desporto português".

Susana Feitor (presidente da Fundação do Desporto e antiga marchadora olímpica):

"Dia triste, partiu um homem que fez a diferença em Portugal... Devemos recordar o que fez pelo desporto português... E o exemplo da sua resiliência que o manteve entre nós até ao dia da cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos Paris2024, onde a missão de Portugal fez história na obtenção dos melhores resultados e da melhor posição na tabela de países. Que descanse em paz, caro prof. José Manuel Constantino".

Diana Gomes (antiga nadadora olímpica, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos):

"Grande é a arte do começo, mas maior é a arte do fim. Quando em maio de 2022 me aventurei nesta missão, estava longe de imaginar o quanto iria aprender, crescer e apegar-me a este Senhor. O Presidente, como sempre o chamei, tinha em si o dom da palavra, da avaliação e de um poderosíssimo discernimento. Ainda que prematuramente, nem o dia da partida deixou ao acaso... Tanto que deu e deixou de si ao desporto em Portugal, todos lhe temos de estar gratos. Vou sentir muitas saudades das nossas conversas, dos desafios e dos olhares com que já tão facilmente nos entendiamos. Obrigada por tanto, Presidente".

Emídio Guerreiro (antigo secretário de Estado do Desporto e Juventude):

"Triste notícia. Sabíamos que estava muito doente e por isso não o vimos nos últimos dias nos Jogos que hoje encerraram. Um Senhor que vivia o Desporto como poucos. Foi um privilégio para mim ter trabalhado e aprendido com ele... Deixa um legado de pensamento desportivo estruturado que vale a pena conhecer e aplicar. Fará falta ao debate político a sua permanente busca por uma cultura desportiva de excelência. À família deixo um abraço solidário..."

Jorge Salcedo (árbitro internacional de atletismo):

“É-me sempre muito difícil escrever o que quer que seja em momentos como este (…) Que descanse em paz”.

Pedro Soares (treinador do judoca Jorge Fonseca):

“Grande Presidente. Que descanse em Paz. Condolências á Família”.

João Lagos (empresário):

“Já com muita saudade meu querido amigo José Manuel Constantino. Um último enorme abraço!”.

Mário Santos (antigo presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, atual responsável pelas modalidades do FC Porto):

“No dia em que encerram os Jogos Olímpicos Paris2024, José Manuel Constantino termina a sua Missão no Desporto Português. Uma notícia triste num dia de celebração do Olimpismo e de alegria na Missão Portuguesa a Paris2024. Ao Professor desejo a paz que a doença lhe tirou e expresso os meus sinceros pêsames à família”.

Pedro Farromba (antigo presidente da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno):

“Hoje perdemos um dos nossos melhores. O meu Presidente, partiu hoje, simbolicamente no dia de encerramento dos Jogos Olímpicos, onde ele já esteve com muito esforço mas sempre com uma vontade férrea de ver os nossos atletas em prova. Muito aprendi com ele e a ele devo a honra de ter integrado a anterior e a atual Comissão Executiva do COP. O país ficou mais pobre, mas sobretudo o país desportivo sofre uma perda inestimável. Até sempre Presidente”.

José Garcia (antigo canoísta olímpico, chefe da Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Rio-2016):

“Deixou-nos uma pessoa admirável! Aos seus familiares e amigos sentidas condolências”.

 Fundação do Desporto:

“Faleceu este domingo o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino. Estava internado em Lisboa e não resistiu a doença prolongada. Tinha 74 anos. José Manuel Constantino era uma das figuras mais respeitadas e influentes do desporto português. Assumiu a presidência do COP em março de 2013. A Fundação do Desporto manifesta as mais sentidas condolências à família e amigos, bem como a todos os colaboradores do Comité Olímpico, nosso membro fundador. Até sempre Professor”.

Federação Portuguesa de Tiro com Arco:

“No dia de hoje o desporto português perdeu um grande homem! Sentidos pêsames à família, aos amigos e ao Comité Olímpico de Portugal!”.

Federação Portuguesa de Corfebol:

“É com o maior pesar que recebemos a notícia do falecimento do professor Doutor José Manuel Constantino. Homem de grande sentido de missão e saber da coisa desportiva, com enorme capacidade de entrega aos desígnios do desporto nacional, mereceu a estima e consideração de todos os desportistas, quadros técnicos e dirigentes do movimento desportivo federado. A direção da federação, interpretando o sentido de toda a massa associativa do corfebol português apresenta os seus mais sentidos pêsames ao COP, aos seus amigos e familiares”.

Manuel Queiroz (jornalista, presidente do Clube Nacional de Imprensa Desportiva):

“O CNID apresenta as mais sentidas condolências à família e ao Comité Olímpico de Portugal. Foi um dos melhores dirigentes Desporto Português. E deixa um legado enorme”.

Miguel Arrobas (antigo nadador olímpico):

"Um bom Homem que até ao fim disse presente... Um exemplo!".

Pedro Pichardo (campeão olímpico do triplo salto em Tóquio-2020 e prata em Paris-2024):

"Dia muito triste! Obrigado por tudo, Presidente, as maiores condolências a toda a família”.

Irina Rodrigues (lançadora olímpica):

”Obrigada por tudo, sr. Presidente! Os meus sentidos sentimentos aos seus familiares!”.

Miguel Nascimento (nadador olímpico):

"Que descanse em paz. Obrigado por tudo o que fez pelo Desporto Olímpico em Portugal".

Ricardo Gonçalves (presidente da Câmara Municipal de Santarém):

“O Desporto em Portugal teve hoje, dia do encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, uma perda irreparável. Faleceu José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Um ser humano fantástico, nascido em Santarém, com uma craveira intelectual ímpar. Um Homem do desporto, com grande reconhecimento nacional e internacional. Os nossos sentimentos a toda a sua família”.

Federação Portuguesa de Rugby:

“Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento, neste domingo, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino. Em nome de toda a família do Rugby, a Direção da FPR apresenta as mais sentidas condolências aos familiares, amigos e a todos os que, de alguma forma, foram tocados pelo seu legado”.

Pedro Pimpão (presidente da Câmara Municipal de Pombal):

“OBRIGADO CONSTANTINO! Estava eu a assistir a esta espetacular cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos em Paris, quando recebi a triste notícia do falecimento do meu amigo José Manuel Constantino, que ainda era o atual Presidente do nosso Comité Olímpico. Quis o destino que o José Manuel nos deixasse precisamente no dia em que termina uma edição histórica para a participação olímpica portuguesa, pela qual tanto lutou em todos estes anos (e eu sou testemunha!). O José Manuel Constantino era um defensor acérrimo da valorização do desporto em Portugal e um verdadeiro pensador. Recordarei com emoção todos os conselhos que me deu quando me debrucei sobre estas matérias no Parlamento, as suas preocupações, a sua ambição e o orgulho que tinha nos nossos atletas. Caro amigo, estas 4 medalhas e todos estes diplomas também são seus e espero bem que o seu legado e as suas reflexões sejam acolhidas pelas entidades competentes para que a chama olímpica seja cada vez mais forte em Portugal. Obrigado por tudo amigo Constantino. Descanse em paz!”.

Pedro Sequeira (presidente da Confederação de Treinadores de Portugal):

“Estou sem palavras. Obrigado por tudo o que fez pelo Desporto. Descanse em paz”.

José Manuel Araújo (secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal):

"O senhor desporto - querido José Manuel Constantino, que honra ter estado consigo ao longo de todos estes anos e viver a mais bela experiência pessoal na equipa que formou no Comité Olímpico de Portugal.

Como sabia que o tempo não perdoava, quis estar com todos em Paris. E que alegria tivemos com a primeira medalha da Patrícia (Sampaio), que se desfez em lágrimas ao ver um Presidente frágil fisicamente mas sempre um exemplo de resistência para todos os atletas e dirigentes. Descanse em paz, que a luta foi longa e muito dura".

João Paulo Correia (antigo secretário de Estado da Juventude e do Desporto):

"Faleceu ontem (domingo) à noite o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino. Partiu no último dia dos Jogos Olímpicos e Portugal obteve a melhor prestação de sempre. Partiu uma das maiores referências do desporto. Um pensador inconformado e frontal. Deixou uma obra notável. Até sempre".

Filipe Santana Dias (presidente da Câmara de Rio Maior):

"Recebi com profunda tristeza a notícia da partida do professor José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Este grande homem do desporto nacional conquistou no seu percurso tudo o que havia para conquistar, deixando um legado de excelência em todos os cargos que desempenhou com brio, elevação e seriedade. Foi, durante todo o seu percurso, um grande amigo do concelho de Rio Maior, apoiando e incentivando todo o crescimento do desporto no nosso Concelho. Rio Maior, soube agraciar este enorme amigo em 2016, com a atribuição da medalha de honra da Cidade, fazendo justiça à excelente amizade que sempre uniu o concelho e esta grande personalidade do desporto nacional".

Domingos Estanislau (antigo presidente do Clube Futebol Benfica):

"Há três semanas escrevia este texto na página de José Manuel Constantino: 'Consideração sem limites, por um homem que sabe utilizar a palavra de forma muito eloquente e sempre assertiva. Um grande abraço José Manuel Constantino'. Hoje despeço-me com um 'Até sempre José Manuel', e acrescento: há homens que nunca morrem".

Sónia Paixão (vice-presidente da Câmara Municipal de Loures):

"Quis o destino que no dia em que terminam os Jogos Olímpicos Paris-2024, durante a cerimónia de encerramento, tenhamos recebido a triste notícia da morte do professor José Manuel Constantino. Nesta edição em que Portugal deixou a sua melhor prestação de sempre, agradecemos também a ele. Como crente que sou, acredito que não existem coincidências e que este grande senhor, até no momento de partir, foi diferente. Com toda a certeza, lutou para que este momento não acontecesse durante os Jogos. O professor José Manuel Constantino deixa-nos um enorme legado, assim saibamos relembrar sempre as suas sábias palavras, tantas aqui escritas nas redes sociais, e continuar a fazer crescer o desporto em Portugal".

Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal:

"A AAOP envia as suas sentidas condolências a toda a família e amigos de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal".