Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Associação dos Comités Olímpicos Nacionais enaltece cooperação com o COP

LUSA
Gunilla Lindberg, secretária-geral da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais
Gunilla Lindberg, secretária-geral da Associação dos Comités Olímpicos NacionaisBRYN LENNON/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
A secretária-geral da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC) destacou esta sexta-feira a excelente cooperação com o Comité Olímpico de Portugal (COP), considerando que a assembleia geral que decorreu no Centro de Congressos do Estoril foi "muito bem-sucedida”.

“Penso que foi muito bem-sucedida. Conseguimos ter tantos países, todo o mundo esteve aqui. Penso que os debates foram bons, as pessoas falaram entre si, o que nem sempre acontece, e também a atmosfera aqui em Cascais… é um lugar muito bonito, nós tivemos sol todos os dias, e as pessoas simplesmente puderam caminhar desde os hotéis. Foi uma excelente organização”, elogiou Gunilla Lindberg.

A Assembleia Geral da ANOC recebeu mais de 800 delegados, 370 dos quais dos Comités Olímpicos Nacionais, com o presidente do COI, Thomas Bach, a marcar também presença no Centro de Congressos do Estoril, assim como seis dos sete candidatos à sucessão do alemão nas eleições de março.

Em declarações à agência Lusa, a secretária-geral da ANOC enalteceu a cooperação muito boa com o COP na organização do encontro, que começou na terça-feira e terminou esta sexta-feira, com sessões temáticas.

“Desde que viemos aqui há dois anos que somos uma equipa. Não é fácil, quando estamos à distância, tentar montar tudo, mas penso que foi muito bem conseguido. Todos no COP foram tão bons”, destacou.

Apesar de descrever estes dias como duros, com “longas sessões”, Gunilla Lindberg defendeu que a assembleia geral da ANOC deu a oportunidade “a todos os comités olímpicos nacionais, independentemente de serem grandes ou pequenos, ou da parte do mundo de onde vêm”, de se fazerem ouvir.

“Estamos todos a trabalhar no mesmo: o desporto, os nossos atletas. O movimento olímpico une-nos a todos. É fantástico ter aqui tantos países nestes tempos. Com tantas guerras que existem no mundo, sentámo-nos lado a lado a debater o desporto”, reforçou.

Com as ideias que saíram desta assembleia geral, Lindberg acredita que poderão ser organizados “três ou quatro seminários” para aprofundar os temas que preocupam os comités olímpicos nacionais.

A ANOC é a organização responsável por proteger os interesses dos 206 comités olímpicos representados no COI, apoiando igualmente a sua missão de promover os valores olímpicos em todo o mundo.