Publicidade
Mais
Publicidade

Associações pedem em carta aberta novo processo eleitoral na Federação Portuguesa de Atletismo

Símbolo da Federação Portuguesa de Atletismo
Símbolo da Federação Portuguesa de AtletismoFPA
Um grupo de 21 das 28 associações da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) apelou esta quinta-feira aos candidatos à presidência do organismo, em carta aberta, que reiniciem o processo eleitoral, face à exclusão de Domingos Castro.

Paulo Bernardo (Lista A) e Fernando Tavares (Lista C), ambos vice-presidentes da FPA, são os candidatos elegíveis à sucessão de Jorge Vieira, que termina o seu terceiro e último mandato, nas eleições marcadas para sábado, em Lisboa, enquanto Domingos Castro (Lista B) ficou fora da corrida, por não ter corrigido atempadamente as irregularidades na candidatura.

Apesar de o ato eleitoral estar marcado para sábado, Domingos Castro interpôs uma providência cautelar ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) e ao Tribunal Central Administrativo Sul (TCAS), na tentativa de revogar o afastamento das eleições de sábado da lista, assim como impugnar o ato eleitoral agendado.

“As consequências negativas para a imagem da instituição e consequentemente para o atletismo nacional serão significativas, pelo que se impõem medidas que visem o retomar do processo eleitoral com a diversidade esperada e verificada desde há meses”, lê-se na carta destas associações, que representam, na Assembleia Geral da FPA 51 dos 65 eleitores, a que a Lusa teve acesso.

Um dia depois de 20 das 28 associações ter pedido a marcação de uma Assembleia Geral (AG) extraordinária, para 26 de outubro, a fim de impugnar as eleições, destituir os órgãos em funções e avançar com novo processo eleitoral, estas 21 estruturas regionais ou de classe dizem recear “uma imagem de divisão e de guerrilha”.

“Assim, para que rapidamente se marque e inicie novo processo eleitoral, os subscritores desta carta, fazem um apelo a cada um dos que podem atuar no imediato, a fim de pacificar e normalizar este episódio do atletismo nacional: Às Listas A e C: Solicitem a retirada das respetivas candidaturas; À Lista B: Retire a providência cautelar e quaisquer outros processos litigantes”, concluíram.

Jorge Vieira cumpre o terceiro e último mandato, após ter derrotado por duas vezes António de Carvalho Nobre, em 2016 e em 2020, e Leonel Carvalho, em 2012, quando sucedeu a Fernando Mota, que presidiu à direção da FPA durante 20 anos.

As eleições estão marcadas para sábado, entre as 15:00 e as 17:00, no auditório do Centro de Medicina Desportiva, no Estádio Universitário de Lisboa, tendo como eleitores 65 delegados – 44 em representação das associações regionais (dois por cada), cinco dos atletas, cinco dos treinadores e outros tantos dos juízes, três dos atletas veteranos, dois dos organizadores de provas e um da Associação de Trail Running de Portugal.

Menções