Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Atleta olímpico australiano Peter Bol suspenso por doping

Peter Bol, à direita na fotografia, reclama inocência
Peter Bol, à direita na fotografia, reclama inocênciaPeter Bol/Instagram
O atleta, que terminou em quarto nos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, foi suspenso provisoriamente depois de ter testado positivo para substância proibida.

Peter Bol apresentou um resultado adverso para eritropoietina (EPO) sintética num teste de urina feito fora de competição, em outubro passado, e foi suspenso a 10 de janeiro após a aprovação da Integridade do Desporto da Austrália.

O atleta já reagiu através das redes sociais, reclamando inocência e sublinhando que vai exercer o direito de realizar uma segunda testagem.

"É extremamente importante transmitir com a mais forte convicção que sou inocente e não tomei a substância da qual sou acusado. Para ser claro, nunca na minha vida comprei, pesquisei, processei, administrei ou usei EPO sintética ou outra substância proibida", assegurou Bol.

A EPO aumenta os glóbulos vermelhos, o que permite ao corpo transportar mais oxigénio para os músculos e, dessa forma, aumentar a capacidade e a prestação.

Sob o código da Agência Mundial Antidopagem, caso seja considerado culpado, Bol enfrenta uma suspensão que pode ir até aos quatro anos.