Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo o que precisa de saber sobre o encontro histórico entre Duplantis e Warholm em Zurique

Miguel Baeza
Warholm (esquerda) e Duplantis (centro) vão correr os 100m
Warholm (esquerda) e Duplantis (centro) vão correr os 100mČTK / imago sportfotodienst / Sergio Brunetti
Os recordistas mundiais do salto com vara e dos 400 metros barreiras encontram-se às 20:30 num duelo peculiar de 100 metros, durante a antevisão da Liga Diamante, em Zurique.

Chegou uma altura em que Armand Duplantis (24 anos) e Karsten Warholm (28 anos) se cansaram de dominar tão bem as suas respetivas disciplinas de atletismo e decidiram abrir novos horizontes. Isso aconteceu há cerca de um ano, quando os dois homens se desafiaram para um sprint de 100 metros para ver qual deles era mais rápido.

Quando se desafiaram um ao outro, estavam no Estádio Louis II, no Mónaco, e, como era de esperar, tudo foi gravado em vídeo. Coincidência ou não, o sueco e o norueguês partilham a Puma e a Red Bull como patrocinadores. " Seria mais embaraçoso para mim se tu me vencesses do que para ti se eu te vencesse", admitiu na altura o corredor de obstáculos, que vive da sua velocidade.

Por fim, encontraram na Liga Diamante, em Zurique, o palco ideal, com Mondo a chegar depois de ter conquistado o ouro olímpico e de ter batido o seu recorde do mundo, enquanto Warholm, apesar de ter perdido a medalha de ouro em Paris 2024, quer terminar a época a ganhar o diamante.

A verdade é que os atletas nórdicos estão muito motivados com o desafio e, apesar de no papel o atleta dos 400m barreiras ter vantagem, o saltador à vara afirmou que se vê com possibilidades, pois é importante que trabalhe também a sua velocidade: "Treino-a mais do que as pessoas pensam e vou surpreender muita gente", salientou.

A troca de declarações serviu para aquecer o duelo e deixou claro que ambos têm enorme confiança: "Não teria aceitado correr contra ele se não estivesse convencido de que o podia vencer", provocou o norueguês. "Desde os Jogos Olímpicos que só toco nas varas durante as competições de salto com vara", respondeu Duplantis, sublinhando que se tem concentrado mais na corrida.

Quem é o favorito?

Como já foi referido, a lógica sugere uma vitória fácil para Karsten Warholm. No entanto, há uma série de fatores que, quando analisados em profundidade, fazem com que a corrida seja renhida. O primeiro fator a considerar é a explosividade de Mondo nos primeiros metros, o que poderá dar ao sueco uma vantagem inicial. Depois, o arranque dos saltos favoreceria o corredor de obstáculos, bem como a sua maior resistência, uma vez que está habituado aos 400 metros de steeplechase.

Nos 100m rasos, os precedentes recentes de cada um deles são muito semelhantes. A última vez que o atleta norueguês correu esta distância foi em 2017, quando parou o relógio em 10,49 segundos. Por seu lado, o saltador percorreu o hectómetro em abril de 2018, durante o seu último ano do liceu, numa corrida em Alexandria (Virgínia) em que cruzou a linha de chegada em 10,57", com condições de 2,1 m/s de vento, apenas ligeiramente acima dos dois metros por segundo que permitem homologar uma marca.

Impacto mundial

Todo o mundo do atletismo está entusiasmado com o desafio destes dois gigantes. Até o próprio Usain Bolt partilhou o cartaz da prova nas suas redes sociais: "Com quem vais?", perguntou o jamaicano aos seus X seguidores .

Quando é o desafio Duplantis-Warholm?

Karsten Warholm e Mondo Duplantis vão defrontar-se nos 100 metros rasos no Estádio Letzigrund, em Zurique , às 21:30 de quarta-feira, 4 de fevereiro. Embora o evento esteja ligado ao meeting da Liga Diamante de Zurique, não estará disponível nos canais oficiais que cobrem o evento principal do meeting, que terá lugar na quinta-feira, 5 de fevereiro, das 19:00 às 21:00. O local para assistir ao Duplantis-Warholm será no site da Red Bull, um dos patrocinadores conjuntos dos atletas.