Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Yaroslava Mahuchikh bate recorde do mundo de salto em altura de 1987 em Paris

Yaroslava Mahuchikh está a fazer história em Paris
Yaroslava Mahuchikh está a fazer história em ParisAFP
Uma sensação no encontro da Liga Diamante em Paris: Yaroslava Mahuchikh saltou 2,10 metros, batendo o recorde mundial de 1987, estabelecido por Stefka Kostadinova, um dos mais antigos recordes do atletismo mundial.

Yaroslava Mahuchikh. Não é o nome mais famoso do atletismo internacional. No entanto, é a atual campeã mundial de salto em altura e, de facto, uma das favoritas para os próximos Jogos Olímpicos. Mas não estávamos à espera de a ver bater um dos mais antigos recordes mundiais do atletismo.

O recorde de salto em altura remontaca aos Campeonatos do Mundo de 30 de agosto de 1987, quando a lendária Stefka Kostadinova alcançou 2,09 metros e conquistou o título. Mahuchikh tinha saltado 2,05 metros ao ar livre e 2,06 dentro de casa, mas a três semanas dos Jogos Olímpicos, não estávamos à espera que ela desse o seu melhor.

No entanto, na sua segunda tentativa, alcançou 2,07 metros, batendo o seu recorde pessoal, e bateu calmamente o recorde mundial. Bastou-lhe apenas uma tentativa, uma tentativa absolutamente perfeita, para atingir 2,10 metros e bater a marca de quase 27 anos.

Aqui estava ela, recordista mundial, campeã mundial e europeia aos 22 anos. O atletismo acaba de encontrar uma nova estrela. Yaroslava Mahuchikh é, sem dúvida, a grande favorita para os próximos Jogos Olímpicos, onde será certamente uma das figuras de proa.