Europeus de Atletismo: Jessica Inchude nona no lançamento do peso
A atleta do Sporting, de 28 anos, conseguiu 17,81 no terceiro lançamento, depois de 17,56 e 17,77 nos dois primeiros ensaios, ficando aquém dos 18,17 alcançados na manhã de hoje, que lhe deram o quinto lugar na qualificação.
Na ocasião, Jessica Inchude tinha revelado a sua ambição: "Estou feliz e estou em boa forma para a final de hoje, na qual tudo pode acontecer, mas acho que posso lutar por uma medalha”.
Na final, depois de ter ficado de fora das oito finalistas, com os terceiros ensaios da alemã Yemisi Oguleye (17,87) e da sueca Sara Lennman (17,96), a portuguesa assumiu-se incapaz de se expressar perante os jornalistas na zona mista, tal a tristeza que a deixou a chorar.
Com 18,65 como melhor marca do ano, a apenas dois centímetros do seu recorde pessoal (18,67, em 2022), Jessica Inchude repetiu o nono lugar da última edição dos Europeus.
O melhor desempenho de Portugal na competição continental do lançamento do peso feminino continua a ser a medalha de prata conquistada em Munique2022 por Auriol Dongmo, que está ausente da competição por estar a recuperar de uma fratura numa perna.
A neerlandesa Jessica Schilder revalidou o título de campeã europeia, com a marca de 18,77, mais 10 centímetros do que a sua compatriota Jorind van Klinken (18,67), medalha de prata, e mais 15 do que Oguleye.