Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Europeus de Atletismo: O sonho de criança de Liliana Cá é dedicado aos seus filhos

Liliana Cá conquistou medalha de bronze no lançamento do disco nos Europeus de atletismo
Liliana Cá conquistou medalha de bronze no lançamento do disco nos Europeus de atletismoFederação Portuguesa de Atletismo
A portuguesa Liliana Cá dedicou este sábado aos seus filhos a sonhada conquista da medalha de bronze no lançamento do disco nos Europeus de atletismo Roma-2024.

A lançadora do Sporting, de 37 anos, conquistou a primeira medalha internacional, depois do quinto lugar nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, no qual sofreu uma queda e não conseguiu melhorar esta classificação, mas também nos Europeus Munique-2022, além da sexta posição nos Mundiais Oregon-2022 e da oitava em Budapeste-2023.

Foi das competições mais sofridas, mas também da que mais gosto me deu, porque consegui concretizar o meu objetivo e realizar um sonho de criança – sempre quis conquistar uma medalha de um Mundial ou de um Europeu – e ainda não consegui acordar dele”, admitiu Liliana Cá, em declarações à agência Lusa.

Depois de 61,42 metros a abrir, Liliana Cá conseguiu os 64,53 do seu melhor lançamento na final na segunda tentativa, após a qual até pareceu insatisfeita.

Não foi não ficar satisfeita. Depois de lançar a segunda vez, não me consegui reencontrar. A adrenalina da luta pelas medalhas estava a mexer comigo e, então, estava a ficar um pouco ansiosa. Acho que é normal, foi a primeira medalha e ainda não estava habituada. Pode ter parecido que estava insatisfeita, mas não estava”, assegurou.

O concurso de Liliana Cá prosseguiu com dois nulos, nos terceiro e quinto ensaios, e 61,43 no quarto, encerrando com 63,09, a sua quarta participação em Europeus - foi ainda nona em Barcelona-2010 e sétima em Berlim-2018.

Nem a ultrapassagem no penúltimo lançamento da final, pela neerlandesa Jorinde van Klinken (65,99), impediu a celebração de Cá, que elogiou e agradeceu ainda o apoio e amizade de Irina Rodrigues, quarta na competição, com 62,76.

É ótimo ter a companhia de uma portuguesa, neste caso a Irina, é ótimo, porque nós estamos habituadas a estarmos sempre juntas e nós, juntas, sentimo-nos mais fortes para ‘lutar’ contra o mundo”, sublinhou.

Com o ouro entregue pela sétima vez seguida à croata Sandra Elkasevic (67,04), Van Klinken ‘roubou’ a prata a Cá, no último ensaio, subindo a sua marca de 64,47 para 65,99, deixando a portuguesa com a medalha de bronze, que dedicou aos seus filhos.

A dedicatória é para os meus filhos, que estão sempre a perguntar se vou viajar outra vez e quando volto. Eu adoro-os e dedico-lhes esta medalha”, concluiu.

Liliana Cá sobe ao pódio para receber a sua medalha no domingo, a partir das 19:00 locais (18:00 em Lisboa), no Estádio Olímpico de Roma, antes da jornada vespertina do terceiro dia da 26.ª edição dos Europeus.