Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Atletismo: Holloway melhora o recorde mundial nos 60 metros barreiras

Grant Holloway em ação
Grant Holloway em açãoProfimedia
Em Albuquerque, o norte-americano bateu o próprio tempo. Tia Jones também igualou o recorde feminino da distância

O atleta norte-americano Grant Holloway melhorou o seu próprio recorde mundial nos 60 metros barreiras nos Campeonatos Indoor dos EUA em Albuquerque, Novo México. Tia Jones igualou o recorde feminino.

Holloway (26), que tinha corrido 7, 29 segundos em 2021 e 2022, registou 7, 27 segundos. Não competiu na final, preferindo preservar-se, embora os campeonatos dos EUA sirvam de prova de seleção na sexta-feira e no sábado para o Campeonato do Mundo Indoor de Glasgow (1-3 de março).

Depois de receber um convite para os 60 metros barreiras como atual campeã mundial, Holloway, aos 26 anos, confirmou que é o maior corredor da história desta disciplina predominantemente de inverno, considerando que está invicto em 60 eventos desde a estreia profissional há sete anos. Ele detém seis das sete melhores performances da história, superando o antigo recorde mundial do britânico Colin Jackson (7,30 segundos em 1994).

Poucos minutos antes de Holloway, a quase desconhecida Tia Jones correu 7,67 segundos na mesma distância e igualou o recorde mundial estabelecido por Devynne Charlton a 11 de fevereiro em Nova Iorque. Confirmou-o depois na final com um convincente 7, 68 segundos, o terceiro melhor tempo da história.

Aos 23 anos, Jones, campeã mundial júnior dos 100 metros com barreiras em 2018, vai disputar em Glasgow o primeiro campeonato internacional de seniores. Estas excelentes prestações foram conseguidas em altitude, em Albuquerque (cerca de 1.619m).