Falso Tom Cruise faz parte da campanha de difamação russa contra França e os Jogos Olímpicos
O objetivo da campanha é enfraquecer a reputação do Comité Olímpico Internacional (COI) e criar medo de violência durante os jogos deste verão, escreve a Microsoft no seu relatório de ameaças.
"A Rússia está a intensificar estas campanhas maliciosas contra a França, o Presidente Emmanuel Macron, o COI e os Jogos Olímpicos de Paris", afirmou Clint Watts, Diretor Geral de Análise de Ameaças da Microsoft, numa publicação no seu blogue.
Clint Watts disse que os russos estão a usar uma mistura de vídeos falsos, notícias falsas e imitações criadas por IA. Uma voz falsa que finge pertencer à estrela de Hollywood, Tom Cruise, terá sido utilizada numa campanha de difamação
Watts receia que as campanhas de difamação se intensifiquem no período que antecede a cerimónia de abertura, a 26 de julho.
As autoridades russas negaram esta terça-feira que tenham participado numa guerra de informação contra os Jogos Olímpicos e a França, país anfitrião.
"Isto não passa de uma completa calúnia. Não tem nada a ver com a realidade", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em comunicado.