Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: "Os valores de poluição do Sena estão um pouco acima do limite", confirma organização

Rio Sena apresenta valores de poluição acima do permitido
Rio Sena apresenta valores de poluição acima do permitidoAFP
O comité organizador dos Jogos Olímpicos Paris-2024, no entanto, reiterou o otimismo: "Estamos confiantes de que o triatlo pode ser realizado amanhã de manhã."

"Os valores da presença de bactérias no Sena estavam esta manhã ligeiramente acima dos limites estabelecidos pelas diretrizes balneares. Por conseguinte, considerando também as previsões meteorológicas, estamos optimistas quanto à possibilidade de realizar amanhã a prova das 9:45, após a prova feminina prevista para as 7:00". Esta afirmação foi feita na conferência de imprensa diária pela diretora das competições desportivas de Paris-2024, Aurélie Merle, respondendo a várias perguntas dos jornalistas.

"Haverá também testes amanhã de manhã que terão de respeitar o limiar de estabilidade. Para as corridas, temos várias opções, estamos a tentar estudá-las tendo em conta a tendência meteorológica. A nossa prioridade é verificar com precisão a qualidade da água do Sena. E, infelizmente, mesmo os últimos testes disseram-nos que não era suficientemente boa em todo o percurso", confirmou Aurélie Merle.

"Por outro lado, os fenómenos meteorológicos estão fora do nosso controlo: a 26 e 27 de julho, houve chuvas torrenciais, choveu durante vários dias e a água do Sena foi afetada. Tivemos também de adiar as competições de skate, e não apenas as do rio. Em 36 horas, caíram 25 ml de água, o que é muito em comparação com a média. Amanhã, às 4 horas da manhã, será tomada uma decisão, mas estamos esperançados, pois os valores estavam muito próximos dos limites", explicou.

Merle, a pedido dos jornalistas, deu o intervalo da análise da Escherichia Coli.

"O intervalo foi entre 980 e 1553, ou seja, uma deteção abaixo do limite ideal (1000) e duas acima. E a amostra foi recolhida 24 horas antes e os dados mudaram de um dia para o outro. Tendo em conta a melhoria acentuada do estado do tempo, estamos confiantes", explicou.

Chegou também uma declaração da presidente da Federação de Triatlo, Marisol Casado.

"Estamos em estreito contacto com os atletas todos os dias, todos eles lamentam tanto como nós não podermos cumprir o calendário. Mas estamos otimistas porque também temos o apoio dos especialistas que nos podem ajudar a encontrar os momentos certos para que a competição se realize", referiu.