Atletismo: Noah Lyles, campeão mundial dos 100 metros, ganha bilhete para os Jogos de Paris

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Atletismo: Noah Lyles, campeão mundial dos 100 metros, ganha bilhete para os Jogos de Paris

Noah Lyles, campeão do mundo dos 100 metros
Noah Lyles, campeão do mundo dos 100 metrosAFP
O americano venceu a final pré-olímpica do seu país em Eugene (Oregon) e garantiu a qualificação para a prova em França.

Noah Lyles venceu com um tempo de 9,83 segundos, que iguala o seu melhor tempo pessoal, na pista de Hayward Field, o mesmo local onde há três anos não conseguiu o bilhete para os Jogos de Tóquio.

Em Paris, Kenny Bednarek, segundo com 9,87s, e Fred Kerley, medalha de ouro mundial em 2022, terceiro com 9,88s, vão juntar-se a ele.

O trio varreu a passagem dos 100 metros de Paris de Christian Coleman, campeão do mundo em Doha (2019).

Coleman, de 28 anos, também não pôde correr em Tóquio devido a uma suspensão por violação dos protocolos antidoping.

Perante todos estes rivais, Lyles confirmou o seu estatuto de atual estrela da principal prova do atletismo, um objetivo que estabeleceu para si próprio depois de ter dominado os 200m durante anos.

Tricampeão mundial no ano passado em Budapeste (100m, 200m, 4x100m), Noah tem mesmo como objetivo aumentar para quatro as suas medalhas de ouro em Paris com os 4x400m.

"Estou pronto", declarou perante o público de Eugene.

O atleta da Flórida quer compensar a desilusão sofrida no Japão, quando era o favorito nos 200 metros e ficou com o bronze.

"Se não tivesse conseguido o terceiro lugar em Tóquio, não teria tido este desejo, este fogo, não teria conseguido o que consegui nos últimos anos", afirmou.

A ele juntam-se Bednarek, que compete pela primeira veznos 100 metros depois de ter conquistado a prata nos 200 metros em Tóquio, e Kerley, segundo classificado nos últimos Jogos Olímpicos.

Nas provas femininas, a campeã mundial Sha'Carri Richardson também selou sua passagem para competir em seus primeiros Jogos no sábado.