Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogos Olímpicos: Ucrânia vai boicotar qualificações com atletas russos

Paris vai ser a sede dos Jogos Olímpicos
Paris vai ser a sede dos Jogos OlímpicosAFP
A decisão foi anunciada por Oleg Nemchinov, membro do Comité Olímpico Nacional da Ucrânia e do executivo de Kiev. Protesto contra a decisão tomada pelas instâncias internacionais.

Em conselho de ministros foi tomada a decisão de que a Ucrânia só participe nas qualificações em que não existam atletas russos. A federação que contrariar esta decisão vai perder o estatuto nacional”, explicou Nemchinov.

Esta é uma forte reação da Ucrânia contra a decisão do Comité Olímpico Internacional (COI) de permitir a presença de atletas russos e bielorrussos desde que estes não apoiassem a invasão ou estivessem afiliados nas forças armadas. Uma situação que também levantou várias críticas de outros governos que não querem a presença daqueles dois países em Paris.

Questionado ainda sobre o facto de atletas ucranianos não terem oportunidade de disputar os Jogos Olímpicos devido à diretiva emitida pelo governo, Nemchinov foi cáustico: “No outro dia estive no funeral de um grande amigo que dedicou mais de 20 anos ao atletismo e morreu em Kharkiv, para onde foi voluntariamente ajudar nas unidades de combate. É verdade que alguns dos nossos compatriotas vão ter as carreiras interrompidas e alguns sonhos negados, mas vão continuar vivos”.