Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: China insta a ITA a intensificar os controlos antidoping dos atletas americanos

Knighton testou positivo para a substância proibida trenbolona no início deste ano.
Knighton testou positivo para a substância proibida trenbolona no início deste ano.Reuters
A Agência Chinesa Antidopagem (CHINADA) instou a Agência Internacional de Testes (ITA) a intensificar os controlos dos atletas norte-americanos de atletismo, depois de o velocista Erriyon Knighton ter testado positivo para trenbolona, uma substância proibida.

No início da semana, a CHINADA acusou a Agência Antidopagem dos EUA (USADA) de duplicidade de critérios, afirmando que a sua homóloga norte-americana tinha estado a "fazer tudo o que era possível" para ilibar os atletas dos EUA, enquanto acusava a CHINADA e a Agência Mundial Antidopagem (WADA) de encobrimento.

Knighton testou positivo para trembolona este ano, mas não foi suspenso para os Jogos de Paris, depois de um árbitro ter determinado que o resultado era provavelmente devido a carne contaminada. O chefe da USADA tem falado abertamente sobre 23 nadadores chineses que testaram positivo antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, mas foram autorizados a competir.

CHINADA disse na passsada quinta-feira que a trembolona era um contaminante comum nos Estados Unidos e que os atletas de todo o mundo, incluindo os americanos, deveriam prestar muita atenção à contaminação da carne. Citando uma declaração recente da WADA, afirmou que 31% dos atletas norte-americanos não foram devidamente testados nos 12 meses que antecederam os Jogos de Tóquio.

O quadro de medalhas dos Jogos
O quadro de medalhas dos JogosFlashscore

"Tendo em conta o que precede, apelamos vivamente à Agência Internacional de Testes (ITA) para que intensifique os testes aos atletas de atletismo dos EUA", afirmou a CHINADA num comunicado publicado na sua conta WeChat.

"Também recomendamos fortemente que a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) fortaleça a supervisão antidoping do atletismo dos EUA, evite riscos de doping e investigue rigorosamente os casos relevantes, em um esforço para proteger verdadeiramente os direitos e interesses legítimos de atletas limpos em todo o mundo e reconstruir a confiança dos atletas globais no jogo limpo".

Siga os Jogos Olímpicos no Flashscore