Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Como funciona a nova estafeta mista da maratona a pé?

A caminhada regressa às ruas de Paris
A caminhada regressa às ruas de ParisChristel Saneh for World Athletics
A principal novidade do atletismo nestes Jogos Olímpicos de Paris-2024 surge com uma nova prova de marcha, a primeira prova mista da história da disciplina, uma maratona de estafetas por equipas, composta por um homem e uma mulher.

Terá lugar na quarta-feira, às 06:30 de Portugal, no circuito à volta da Torre Eiffel que acolheu as provas individuais de 20 km na quinta-feira.

Porquê esta mudança?

A procura de espetacularidade, a adaptação a novos formatos mais televisivos e a necessidade de estímulos mais imediatos levaram os responsáveis pelo atletismo e pelos Jogos Olímpicos a reformular a marcha de longa distância.

"Temos de tornar o nosso desporto mais atrativo. É esse o meu objetivo", explicou o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, sobre as várias alterações feitas nos últimos anos em modalidades como a marcha.

A marcha de corrida masculina estreou-se nos Jogos Olímpicos de Londres em 1908, mas a marcha de corrida feminina teve de esperar até Barcelona-1992 para uma distância de 10 quilómetros, que foi alargada para 20 quilómetros em Sydney-2000.

Nas duas primeiras décadas do século, as grandes competições tinham tradicionalmente duas provas masculinas (20 e 50 km) e uma prova feminina (20 km).

Na procura da paridade e da igualdade das provas, nos últimos anos manteve-se a prova de 20 km e eliminou-se a prova de 50 km, por ser considerada pouco estimulante para os espetadores, reduzindo-a para 35 km, ao mesmo tempo que se criou uma prova feminina dessa distância. Esta fórmula foi utilizada nos Campeonatos do Mundo do ano passado em Budapeste.

Nestes Jogos Olímpicos, as duas categorias de 20 km foram respeitadas, mas a distância longa foi substituída por uma única prova mista de maratona.

Medalhistas da corrida a pé feminina em Paris
Medalhistas da corrida a pé feminina em ParisChristel Saneh for World Athletics Dan Vernon

Quais são as regras?

A distância escolhida é a mítica distância da maratona de 42.195 metros, que será dividida em quatro secções, duas para serem percorridas por um homem e duas por uma mulher.

A subdivisão será feita em troços desiguais, todos eles com mais de 10 quilómetros e com pontos pré-determinados para as estafetas, denominados "zona de transferência".

O primeiro troço será percorrido pelo atleta masculino e terá 11 quilómetros e 395 metros, seguido de um troço de 10 quilómetros para a concorrente feminina. O caminhante fará então 10 quilómetros e a atleta feminina terminará com 10 quilómetros e 800 metros.

No momento da estafeta, os dois atletas devem entrar em contacto um com o outro para que esta seja considerada válida. Não há, portanto, testemunha de passagem, como acontece, por exemplo, nas provas de estafetas em pista.

O sistema de cartões e penalizações mantém-se. Quando uma equipa tiver visto três cartões vermelhos, tem três minutos de penalização e de espera. A partir daí, cada cartão vermelho implica novas sanções, que podem ir até à desqualificação em caso de reincidência.

Siga os Jogos Olímpicos no Flashscore