Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Ingebrigtsen defende título, Thompson-Herah conhece sucessora

Ingebrigtsen chegou à capital de França na posse da melhor marca mundial da época
Ingebrigtsen chegou à capital de França na posse da melhor marca mundial da época AFP
O atleta norueguês Jakob Ingebrigtsen defende esta terça-feira o título olímpico dos 1.500 metros masculinos, enquanto a jamaicana Elaine Thompson-Herah, ausente em Paris-2024 por lesão, conhecerá a sucessora no duplo hectómetro feminino.

Recordista olímpico em Tóquio-2020 (3.28,32 minutos), Ingebrigtsen chegou à capital de França na posse da melhor marca mundial da época (3.26,73) e foi o sétimo mais rápido das meias-finais (3.32,38), à frente do britânico Josh Kerr (3.32,46), campeão do mundo.

O norueguês, de 23 anos, sagrou-se tricampeão europeu dos 1.500 metros há cerca de dois meses, em Roma, capital de Itália, desejando agora imitar um feito com 40 anos do compatriota Sebastian Coe, que foi o único a repetir o troféu olímpico naquela distância.

Essa vai ser uma das principais atrações da sessão vespertina no Stade de France, em Saint-Denis, onde a norte-americana Gabrielle Thomas, vice mundial e mais veloz nas meias-finais (21,86 segundos), pode suceder a Elaine Thompson-Herah nos 200 metros.

O quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos
O quadro de medalhas dos Jogos OlímpicosFlashscore

Limitada desde junho por uma lesão no tendão de Aquiles, a jamaicana falhou as provas de seleção do seu país e ficou sem hipótese de almejar o terceiro título olímpico seguido nos 100 e 200 metros, que não contam também com a compatriota Shericka Jackson.

A ausência da bicampeã mundial do duplo hectómetro eleva as perspetivas de Gabrielle Thomas, bronze em Tóquio-2020, sob concorrência de Julien Alfred, de Santa Lúcia, que logrou o segundo melhor tempo nas meias (21,98), após ter conquistado os 100 metros.

Em discussão estarão igualmente os 3.000 metros obstáculos, entre a ugandesa Peruth Chemutai, líder mundial do ano e ouro em Tóquio-2020, a queniana Beatrice Chepkoech, recordista mundial desde 2018, ou Winfred Yavi, campeã do mundo vigente, do Bahrain.

O salto em comprimento masculino e o lançamento do martelo feminino vão dar início ao programa de finais da quinta jornada na pista do atletismo, um dos oito desportos - a par de ciclismo de pista, equestre, luta, pugilismo, saltos para a água, skate ou vela - com 15 títulos por atribuir no 11.º dia dos Jogos Olímpicos Paris-2024, que terminam no domingo.

No boxe, que atribui duas medalhas de bronze por categoria, a argelina Imane Khelif vai encontrar a tailandesa Janjaem Suwannapheng nas meias dos -66kg, mas já tem pódio garantido, numa altura em que está no centro da controvérsia sobre questões de género.

Siga os Jogos Olímpicos no Flashscore