Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: João Coelho trabalhou para revalidar recorde nacional dos 400 metros

João Coelho viajou esta quarta-feira para Paris
João Coelho viajou esta quarta-feira para ParisFPA
O atleta João Coelho, dos 400 metros, partiu esta quarta-feira para os Jogos Olímpicos Paris-2024, os primeiros da sua carreira, com a perspetiva de voltar a bater o recorde nacional e a ambicionar uma final “gratificante”.

“Eu tenho estado a trabalhar para outro recorde nacional, estou em boa forma. Ao pé dos melhores, pode acontecer”, apontou, no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O vilafranquense, de 25 anos, detém o recorde nacional da especialidade, com 44,79 segundos alcançados ao ar livre, em 2023, e foi o quarto classificado nos Mundiais de pista coberta deste ano, na cidade escocesa de Glasgow, que abre perspetivas de final.

“Foi uma competição diferente, pois alguns dos bons atletas optaram por não ir, mas é sempre gratificante um quarto lugar. Sendo muito diferente dos Jogos Olímpicos, uma final também era muito gratificante”, frisou ainda o atleta, que representa o Sporting.

Sendo a estreia em Jogos Olímpicos, João Coelho mantém as expectativas normais, o que significa “bater a melhor classificação e participação possível”, para um regresso.

“É a minha estreia, espero que comece bem e que tenha muitos Jogos pela frente, mas estes em especial, que são os primeiros”, disse, garantindo também que, até ao dia da sua competição, vai estar “100% focado” e só depois quererá aproveitar a experiência.

João Coelho vai estar nos Jogos Olímpicos
João Coelho vai estar nos Jogos OlímpicosFPA, Flashscore

João Coelho realçou ainda que a parte psicológica é um dos seus maiores trunfos, o que lhe permitiu permanecer sempre focado e ambicioso durante os três anos de ciclo olímpico, deixando ainda uma mensagem sobre a dificuldade de participar nos Jogos.

“Em parte, as pessoas não percebem o que é estar nos Jogos Olímpicos. Temos todo o mérito só de lá estar. Claro que algumas pessoas têm aspirações para mais e a ambição para algum objetivo individual, mas temos sempre de dar apoio, qualquer que seja a classificação dos portugueses”, opinou, instado a fazer um balanço da prova até agora.

A prova de 400 metros masculinos tem início no domingo, pelas 18:05, com a primeira ronda de qualificação, seguindo-se a ronda de repescagem no dia seguinte, às 10:20. As meias-finais decorrem na terça-feira, às 18:35, com a final às 20:20 de 07 de agosto.