Paris-2024: Tony Estanguet afasta-se das eleições e quer manter-se "concentrado" na organização dos Jogos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Tony Estanguet afasta-se das eleições e quer manter-se "concentrado" na organização dos Jogos

Tony Estanguet recentemente.
Tony Estanguet recentemente. AFP
A 24 dias da cerimónia de abertura e dois dias depois de a extrema-direita ter obtido um resultado sem precedentes na primeira volta das eleições legislativas, o presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris, Tony Estanguet, afirmou esta terça-feira que está "concentrado" na realização dos Jogos.

"A França está a atravessar um momento democrático importante (...) Espero, mais do que nunca, que Paris-2024 cumpra a nossa promessa. A nossa promessa é abrir estes Jogos", explicou Tony Estanguet durante uma visita da imprensa à Aldeia Olímpica situada na confluência de Saint-Denis, Saint-Ouen e Île-Saint-Denis.

A possibilidade de uma mudança política na noite de 7 de julho, bem como a possibilidade de uma crise institucional, levanta questões sobre o seu impacto nos Jogos. Neste contexto, o Comité Organizador tem vindo a repetir, desde a sua dissolução, que o evento irá decorrer, independentemente do contexto político.

"É também o desejo de unir os franceses de uma forma muito alargada. E também temos de nos manter no nosso lugar para que os franceses possam viver estes Jogos, que esperam ansiosamente (...) por isso estamos concentrados nisso", garantiu Tony Estanguet.

Mais de 10.000 atletas são esperados durante o período dos Jogos na Vila Olímpica, localizada na confluência de Saint-Denis, Saint-Ouen e Île-Saint-Denis, que será inaugurada oficialmente em 18 de julho.

"Aqui estamos na vila dos atletas, que é o símbolo máximo da universalidade desta abertura. Paris-2024 vai agora cumprir o seu compromisso de oferecer ao povo francês este momento", afirmou.

Questionado sobre se existe alguma contradição entre esta mensagem unificadora e o programa da Frente Nacional, Tony Estanguet recusou qualquer ligação. "Não, foi isso que disse", respondeu ao jornalista que lhe tinha feito a pergunta: "Gostaria de vos recordar o estado de espírito em que nos encontramos desde o primeiro dia. A nossa mentalidade é abrir bem estes jogos e fazer deles um verdadeiro momento de orgulho coletivo".

"Há mais de dez anos que nunca reduzimos os nossos esforços para oferecer ao povo francês este momento de grande festa e de união. Queremos que esta celebração dos Jogos seja grandiosa, colocámos todo o nosso coração e alma nela, e hoje continuamos concentrados nesta ambição de oferecer a dezenas de milhões de franceses que esperam impacientemente por este momento uns Jogos de sucesso", acrescentou Tony Estanguet.