Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Wanyonyi, do Quénia, foi o mais rápido nas eliminatórias dos 800 metros

Reuters
Wanyonyi liderou nos 800 metros
Wanyonyi liderou nos 800 metrosReuters
O queniano Emmanuel Wanyonyi passou a eliminatória dos 800 metros em 44,64 segundos na quarta-feira, o tempo mais rápido do dia numa prova muito disputada.

Sem nenhum dos vencedores das medalhas de Tóquio em Paris, Wanyonyi enfrenta um conjunto de adversários muito difícil que inclui o mais rápido do mundo este ano, o argelino Djamel Sedjati, o campeão do mundo Marco Arop do Canadá e o concorrente francês Gabriel Tual.

Wanyonyi, Tual e Sedjati estabeleceram todos recordes pessoais abaixo de 1:42 no mês passado, com os principais concorrentes do evento a atingirem o pico na altura certa.

Dias depois de celebrar o seu 20.º aniversário, Wanyonyi, medalha de prata em Budapeste, imprimiu um ritmo rápido na primeira volta e aguentou o ritmo do italiano Catalin Tecuceanu (1:44.80) na segunda metade da corrida.

Sedjati está invicto esta época e teve um desempenho impecável para vencer a sua eliminatória em 1:45.84 minutos.

Sedjati correu grande parte da prova na parte de trás do pelotão, mas fez a sua jogada na última curva, manobrando por fora para conquistar a liderança absoluta a 50 metros do fim, e mal parecia cansado quando saudou o público no final.

O público incentivou Tual, que se manteve firme na reta final para terminar em primeiro lugar na sua prova em 1:45.13 minutos, dois centésimos de segundo à frente do irlandês Mark English.

"Não nos ouvimos a correr, não nos ouvimos a respirar. É preciso estar no estádio, no meio, para acreditar. É indescritível", disse Tual sobre os aplausos do público: "Isso dá-me força. Durante toda a corrida, eu queria ir e correr rápido. Mas temos de canalizar a nossa energia, ser pacientes, esperar para manter a força até ao fim."

Arop preservou a sua energia para terminar em segundo lugar com 1:45.74 minutos, atrás do belga Eliott Crestan (1:45.51) na sua eliminatória, depois de passar pelo australiano Peyton Craig (1:45.81) nos últimos metros.

O britânico Ben Pattison, medalha de bronze mundial, venceu a quinta eliminatória em 1:45.56 e o espanhol Mohamed Attaoui venceu a última prova do dia em 1:44.81.

Os três primeiros classificados de cada eliminatória avançaram para as meias-finais de sexta-feira, enquanto os restantes passaram à ronda de repescagem de quinta-feira.